Contabilidade solidária

Conheça as atividades do estágio no curso de Ciências Contábeis da Unisinos

Crédito: Getty Images

Declarar o Imposto de Renda (IR) não é uma tarefa fácil. Recolher todos os documentos, preencher cadastros e entender o funcionamento requer tempo e paciência. Para muitas pessoas, pagar um contador para realizar essa tarefa não é uma opção. Pensando em atender à comunidade, a Unisinos disponibiliza o Núcleo de Assistência Estudantil (NAF). O espaço é uma parceria da Receita Federal com universidades, e a Unisinos é um dos polos de atendimento. Além de ajudar quem tem dificuldade em declarar o IR, o NAF é uma ótima oportunidade para os alunos de Ciências Contábeis da Unisinos praticarem o que aprenderam em sala de aula.

A cada semestre, seis alunos do curso são selecionados para o projeto. Eles atuam como monitores junto à comunidade, em encontros realizados duas vezes por semana. Na oportunidade, traduzem os conceitos teóricos e auxiliam os interessados na resolução de problemas contábeis. Estudantes do campus São Leopoldo e do Ensino a Distância (EAD) podem participar da seleção. “Essa é uma área que lida com pessoas o tempo todo. No NAF, os alunos têm a oportunidade de desenvolver esse relacionamento e aprender a traduzir os conceitos técnicos para pessoas leigas no assunto”, explica a professora Charline Pires, uma das coordenadoras do curso de Ciências Contábeis.

O responsável pelo estágio no NAF é Jonas Ismael da Silva, que ministra a aula de Laboratório de Prática Contábil. “Os alunos aplicam o conhecimento técnico, fazem um treinamento para atender as demandas e atuam ajudando a resolver as pendências apresentadas pelas pessoas”, comenta o professor.

Além da tradicional época de declarações de impostos, entre março e abril, durante o ano todo os alunos realizam orientação para abertura do registro de microempreendedor individual (MEI), ajudando também na documentação necessária. No ano passado, foram mais de 100 atendimentos. Em 2019, só no primeiro semestre, já foram realizados 65.

“O NAF é um espaço que eu considero de extrema importância. Como a gente atende o público em geral e auxilia bastante em questões de imposto de renda, conseguimos unir a parte teórica, visto em sala de aula, com a parte prática, auxiliando os contribuintes”, avalia o aluno Vinícius Chamorro, que participou do estágio no primeiro semestre de 2019.