Professoras da Escola de Saúde em Missão Acadêmica na Suíça

Crédito: Arquivo Pessoal

Durante o mês de agosto, as professoras da Escola de Saúde, Denise Zaffari e Daniela Schuh, estiveram na Suíça em Missão Acadêmica. O objetivo principal delas foi trabalhar no banco de dados de uma pesquisa, em uma parceria entre o Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos e o Departamento de Medicina Interna do Centre Hospitalier Universitaire de Vaudois (CHUV) em Lausanne.

“A pesquisa que estamos conduzindo é um estudo de corte retrospectivo, que diz respeito à associação de diabetes e obesidade com os desfechos clínicos em pacientes com Covid-19, que foram internados em um hospital do Vale do Sinos, no Instituto de Cardiologia em Porto Alegre e no Centre Hospitalier Universitaire de Vaudois no período da pandemia”, explica Denise. Ela ainda destaca os próximos passos desse estudo. “Estamos desenhando a continuidade da pesquisa que deverá ser prospectiva, onde iremos estudar as sequelas do Covid-19 na qualidade de vida dos pacientes que se recuperaram da doença nos três hospitais.”

Junto ao objetivo principal, Denise e Daniela também participaram de outras atividades. No dia 16/08, elas visitaram a sede do Banco de Alimentos de Genebra, chamado de Partage, onde Julien Rigoulet, assistente de comunicação e captador de recursos do Partage, mostrou a estrutura física do local, além de trocarem informações sobre o funcionamento, premissas e atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre e de Genebra. Já no dia 18/08, elas estiveram na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça Ocidental e foram recebidas pela professora Angéline Chatelan, que apresentaram os respectivos programas de Pós-Graduação de suas universidades.

Crédito: Arquivo Pessoal

As visitas continuaram no dia 19/08, quando as professoras foram até a Escola Politécnica Federal de Lausanne. Lá, elas se encontraram com o professor Marcel Salathé, que é um epidemiologista digital, e discutiram as possibilidades de encaminhamentos de alunos da Unisinos das áreas de TI e Nutrição para desenvolverem pesquisas com o grupo do professor Salathé. Em 22/08, elas conheceram o Serviço de Endocrinologia, Diabetologia e Metabolismo do Centre Hospitalier Universitaire de Vaudois, onde o chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital, Peter Kopp, as recebeu. Ele apresentou as pesquisas, que estão sendo realizadas, relacionadas com risco nutricional na internação e desfechos clínicos em pacientes com Covid-19 e as professoras também relataram sobre as pesquisas em pacientes com Covid-19 desenvolvidas pela Unisinos, além de trocarem experiências relacionadas à utilização de instrumentos de triagem e avaliação nutricional, prescrições dietoterápicas e rotinas dos Serviços de Nutrição do CHUV e dos hospitais brasileiros.

Crédito: Arquivo Pessoal

Por fim, no dia 25/08, Denise e Daniela visitaram a Nestlé Health Science. Elas se encontraram com um grupo de pesquisadores que incluiu: Anette Jarvi, Nutricionista Chefe Global da Área Médica; Sebastien Sultan, pesquisador do Departamento de Neurociências; Julie Hudry-Labbe, pesquisadora do Departamento de Pós-Graduação em Neurociências; Marine Kraus, pesquisadora do Departamento de Doenças Metabólicas e Philipp Gut, do Departamento de Ciências de Dados e Nutrição de Precisão; que apresentaram a empresa e todas as suas inserções na pesquisa e no desenvolvimento de produtos inovadores nas diferentes áreas de nutrição. Foram discutidas possibilidades de encaminhamentos de pesquisadores do itt Nutrifor e do Mestrado Profissional de Nutrição e Alimentos, assim como alunos, para acompanhamento e desenvolvimento de pesquisas na área de nutrição clínica e inovação em alimentos com os pesquisadores das diferentes áreas da Nestlé.