Concerto do Vida com Arte aproxima crianças da música clássica

Apresentação ocorreu nesta terça-feira, 28 de abril, no Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos

A música clássica nem sempre fala a língua das crianças. Quando isso acontece, entretanto, o resultado é promissor. Foi para apresentar essa possibilidade aos pequenos que a Orquestra Vida com Arte realizou seu primeiro Concerto Didático, nesta terça-feira, 28 de abril, para alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Loteamento Tancredo Neves, Maria Edila da Silva Schmidt e Otília Rieth.

“Além de tocar os clássicos, seguimos um roteiro, semelhante a uma peça de teatro, para explicar como funcionam os instrumentos”, comenta a regente, Daiana Fülber. Durante a encenação, a maestrina interage com uma atriz uniformizada como estudante. A interpretação é de Anita Coronel, professora da Trupe Teatro Escola, de São Leopoldo.

Para Anita, que participa de uma ação do Vida com Arte pela primeira vez, a surpresa foi grande: “O trabalho que se faz aqui é lindo e merece ganhar o mundo”. Da mesma forma pensa Tiarles Fontes, membro da Orquestra desde 2012. De acordo com ele, que hoje toca contrabaixo, concertos assim são importantes para “introduzir uma nova cultura musical na vida das crianças”.

A professora Mariza Quevedo, responsável por acompanhar uma das turmas da escola Maria Edila, destaca a empolgação dos alunos. “Eles ficaram curiosos quando souberam do concerto”, diz ela. “Nós explicamos como seria, falamos sobre a iniciativa e eles se encantaram.”

A apresentação uniu clássicos, como Beethoven, e contemporâneos, como O Rappa, para mostrar a versatilidade da música de orquestra e corresponder às expectativas e à faixa etária do público. No dia 15 de maio, o concerto será apresentado para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves.

O projeto tem parceria da Secretaria de Educação de São Leopoldo e está vinculado às ações do Vida com Arte e da Orquestra Unisinos Anchieta, sendo financiado pela Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Os patrocinadores da Orquestra Unisinos Anchieta são as empresas Stihl, In Betta, Lojas Renner e Bradesco Seguros, com apoio especial de Get Net, Badesul Desenvolvimento, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bergerault, HSS Informática, Impressos Portão.