Professor da Unisinos vence Prêmio Pesquisador Gaúcho

Farid Chemale Junior foi eleito na categoria Pesquisador Destaque

Foto: iStock

O professor da Unisinos Farid Chemale Junior está entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Farid foi reconhecido na categoria Pesquisador Destaque, pela relevância de suas contribuições científicas na área de Geociências.

“Fico muito contente por ser lembrado pelo trabalho que venho desenvolvendo”, comemora o professor. “[O prêmio] é, sem sombra de dúvidas, um marco na minha carreira como geocientista, bem como para a minha família, que vem me dando apoio contínuo, e para todos aqueles estudantes de graduação e pós-graduação que trabalharam e trabalham comigo ao longo da minha carreira como pesquisador.”

Além de Farid, outros cinco cientistas foram premiados na categoria Pesquisador Destaque, nas áreas de Engenharia; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química. O Prêmio também homenageou nomes nas categorias Pesquisador Jovem Inovador; Pesquisador na Empresa; Pesquisador na Indústria e Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global – este último alusivo ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco.

O anúncio dos vencedores foi feito na terça-feira, 13 de setembro. Já a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de outubro, às 20h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Sobre as pesquisas

Entre os temas que Farid se dedica a estudar, estão a evolução de bacias sedimentares e a reconstrução de continentes ao longo do tempo geológico. Com base em pesquisas dessa ordem, é possível entender, por exemplo, como ocorre a aglutinação e a fragmentação de continentes, bem como o processo de sedimentação e as condições climáticas nos tempos primordiais da Terra. Também é possível estabelecer com maior precisão o desenvolvimento dos dinossauros, entre outras coisas.

“Os estudos que desenvolvo têm cunho de ciência básica e aplicada, onde procuro entender a história da construção da Terra e seus processos de sedimentação, formação de montanhas e oceanos. Ao mesmo tempo, os resultados da minha pesquisa e de colaboradores são utilizados para estudos exploratórios de depósitos de óleo e gás e metais por empresas de petróleo e de mineração”, conclui Farid.