Professor da Unisinos inova e conquista 7º Prêmio Bornancini de Design

Projeto “Protetor de Porta Gira Miga” previne acidentes infantis

Crédito: Acervo pessoal

Quem nunca teve uma ideia inovadora? Acredito que todos nós já imaginamos projetar algo que suprisse as diversas necessidades do nosso cotidiano. Porém, alguma vez você já pensou em criar um objeto que prevenisse acidentes infantis, de forma a deixar os pais mais tranquilos em relação ao cuidado dos seus filhos?

O professor dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, Daniel Prujá, pensou em tudo isso e desenvolveu o Protetor de Porta Gira Miga, objeto que serve para evitar que a porta feche inesperadamente, podendo lesionar dedos e mãos que estejam no vão da porta. E foi por meio desse projeto que ele conquistou o 7º Prêmio Bornancini de Design, promovido pela ApDesign.

“Nosso sentimento é de muita satisfação. E é “nosso” pela Hug Kids e parceiros. Este foi um trabalho feito por muitas mãos, e falarei aqui por todos. Obter o reconhecimento de nosso trabalho por parte de uma importante premiação que tem se tornado uma das principais referências nacionais na chancela da qualidade do design que produzimos é muito gratificante”, afirmou Daniel.

Mas o que diferencia o Protetor de Porta Gira Miga dos outros? Segundo Daniel, existem produtos no mercado que já fazem este trabalho de proteger as pessoas contra um fechamento de porta inesperado. Porém, eles necessitam ser desinstalados caso o usuário pretenda fechar a porta, o que acaba sendo um grande risco quando há crianças dentro de casa.

Diante disso, Daniel, em conjunto com sua consultoria especializada em desenvolvimento e produção de produtos, criou o diferencial do seu projeto: uma haste flexível que se movimenta junta à maçaneta retraindo o batente do vão da porta, permitindo fecha-la. Enquanto a porta está fechada, o batente permanece tensionado contra o marco pela haste, aguardando o momento que a porta será aberta para volta à posição de proteção ao soltar da maçaneta.

“O Protetor de Porta Gira Miga é diferente justamente neste ponto: ele é instalado uma única vez e funciona automaticamente com o acionamento da maçaneta. Então o usuário pode abrir e fechar a porta a qualquer momento e a porta estará permanentemente protegida enquanto a maçaneta não for acionada”, declarou.

Projeto inovador está em São Paulo

De acordo com o professor, o Protetor de Porta Gira Miga está participando do 32º Prêmio Design até fevereiro de 2019. A iniciativa é promovida pelo Museu da Casa brasileira, uma das principais instituições que fomentam e chancelam a produção de design, sendo referência nacional e internacional no segmento.

“Participar do prêmio e obter o reconhecimento em estar na mostra deste ano nos enche de orgulho, pois o renome da instituição nos garante estar entre os melhores trabalhos de design do Brasil. Isso qualifica nossa proposta de entregar valores para os usuários, e não somente a beleza do produto como muitos entendem o Design”, finalizou Daniel.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar