Prática e vivência além da sala de aula

Estudantes da ComDig falam sobre a experiência de fazer parte da equipe de criação da campanha de vestibular do curso

A universidade não tem apenas a missão de possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, um emprego ou uma remuneração satisfatória, mas sim, produzir novos conhecimentos que possam ser aplicados à realidade. E foi essa experiência que os alunos do curso de Comunicação Digital da Unisinos (ComDig), puderam sentir ao fazer parte da campanha de vestibular do curso.

Yuri Barreto, Thiago Scherer e Jardel Martins foram voluntários na criação do projeto que visava expandir informações sobre a ComDig. A produção dos estudantes do primeiro ano do curso deu tão certo que os adesivos da campanha Quer ser hoje o que o mundo será só amanhã?  se espalharam pelos corredores do campus São Leopoldo: nos murais, nos notebooks, nas garrafas da água. Outras ações também foram realizadas, como o hotsite Seja hoje, a revitalização das redes sociais do curso e as projeções que ocorreram no campus.

A criação de todo o projeto foi feita de forma colaborativa, unindo os estudantes e a coordenação do curso, juntamente com a Agência Aldeia, com o objetivo de desenvolver ideias que fossem a cara do curso. A parceria envolveu os alunos no processo, dando uma experiência de atendimento a um cliente real. “A gente conseguiu ter uma vivência de como funciona uma agência, desde o prazo apertado, fragmentação das informações, lidar com as agendas e compromissos dos colegas envolvidos, gerenciamento de custos, refação de itens e mudança de diretrizes na última hora”, conta Jardel. Melissa Lesnovski e Rafael Bennett da Aldeia foram os coaches dos alunos e acompanharam todo processo da criação da campanha. “A ideia dessa experiência era justamente ser um complemento do desenvolvimento pedagógico deles, dar uma experiência real e mais livre”, relata Melissa.

[Adesivos se espalharam por diversos locais do campus

A parceria dos alunos se estendeu além da campanha e gerou trabalho remunerado.  Entre eles a produção do hotsite do GIL – Administração: Gestão para Inovação e Liderança e o da Sigmund Records, gravadora experimental do curso de Produção Fonográfica, além do Prêmio Unicos 2014, na categoria Produção Digital: Presença Digital. Mas a ideia do grupo é não parar aí, os estudantes já têm perspectivas para o futuro. “Temos a intenção de nos inserirmos no Mercado Digital, como donos do nosso próprio negócio. O curso está nos fornecendo toda a base que precisamos, além disso, vontade de trabalhar e fazer coisas interessantes não faltam na gente. Os projetos que já rolaram até o momento foram muito bem organizados e enxergamos isso como uma oportunidade e também, um incentivo a se aventurar no meio do empreendedorismo”, afirma Yuri.

Para o coordenador do curso, Daniel Bittencourt, essa primeira experiência de trabalho em equipe só salienta a proposta da ComDig de investir em um ensino diferenciado.  “Essa experiência foi prática, dentro da proposta da graduação que trabalha com vivência fora da sala de aula, fugindo de uma estrutura convencional”, comenta. Além disso, o coordenador destaca os resultados da parceria, como o reconhecimento dos talentos do curso e a troca de conhecimentos entre os estudantes, a Aldeia e os coordenadores.  A campanha também ajudou na decisão da escolha do curso para os que ainda estavam indecisos. “Tivemos uma resposta bem positiva. Muitos vestibulandos que acessaram o site se identificaram e decidiram pela ComDig“, conta Daniel. “Se pensarmos que o principal objetivo do hotsite era facilitar a identificação e em um primeiro momento causar afinidade com as pessoas que não conheciam o curso, a campanha realmente foi um sucesso”, completa Yuri.