Pizza com elementos gaúchos é escolhida como prato símbolo de Porto Alegre

Tainan Sansigolo foi o campeão do concurso Mistura Típica que homenageava a culinária e história da capital em seus 250 anos

Crédito: Rafael Renck

Foi definido na terça-feira, 22/11, na cozinha do curso de Gastronomia da Unisinos, o vencedor do concurso Mistura Típica, competição de gastronomia da Associação de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul (Abrasel no RS) que buscava homenagear os 250 anos de Porto Alegre ao escolher um prato com elementos típicos da cidade. Tainan Sansigolo venceu na categoria profissional e ficou com o título “Porto Alegre no Prato” com uma receita de pizza pensada para enaltecer os ingredientes da cultura da capital dos gaúchos, como erva-mate, pinhão e salame colonial. Na categoria amador, a vencedora foi Izabel Cristina Dias Silvano, que fez um bolo com amora, morango e nata.

O concurso Mistura Típica é uma iniciativa da Abrasel no RS em parceria com o curso de Gastronomia da Unisinos, Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre e a Diretoria de Turismo do município. Nesta edição, os participantes deveriam montar pratos com uso de dois ou mais ingredientes de uma lista que remeta elementos culturais, simbólicos, sociais ou históricos da capital, definidas com base na pesquisa bibliográfica realizada pelo curso de gastronomia da Unisinos.

A coordenadora da graduação em Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeida, destaca a importância do envolvimento do curso no concurso Mistura Típica. “Para nós, esse reconhecimento é muito gratificante, pois nos fortalece como curso, mostrando o quanto temos de conhecimento e podemos contribuir para a sociedade e para o desenvolvimento do setor de alimentação. Enfatiza a importância acadêmica da Gastronomia, do que estudamos e do que ensinamos, inclusive valorizando os conhecimentos vinculados à história e cultura alimentar”, fala.

Concurso Mistura Típica

Categoria profissional e campeão da competição: Tainan Sansigolo – Receita: pizza com infusão de erva mate na massa, cobertura composta de um creme de moranga cabotiá, almeirão, queijo colonial, salame colonial, redução de butiá com laranjinha kinkã e lâminas de pinhão.

Crédito: Rafael Renck

Categoria amadora: Izabel Cristina Dias Silvano – Receita: “Naked Cake do 4° Distrito”, bolo com amora silvestre, morango e nata.

Crédito: Rafael Renck

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar