Padrão internacional

Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos recebe nota sete na avaliação Capes

Implantado em 1994, esse ano, pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos recebeu nota 7 na avaliação Capes. O resultado, que foi publicado nesta terça-feira (10/12), indica a qualidade do ensino e a importância das pesquisas realizadas por docentes e discentes. Em outubro passado, um estudante do programa recebeu o Prêmio Capes de Tese, o que já pode ser considerado um indicador da relevância dos trabalhos produzidos nesse espaço de discussão e reflexão acadêmica.

No Brasil, apenas três Programas de Pós-Graduação em Educação receberam essa nota, o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o da Unisinos, no Rio Grande do Sul – sendo a única universidade particular a atingir esse conceito. A coordenadora do programa, Maura Corcini Lopes, fala um pouco da importância de se tornar uma referência na área e do caminho percorrido até atingir a nota sete, que configura padrão de excelência internacional.

“O 7 representa para nós a formalização de um trabalho coletivo de anos.”

Maura Corcini, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação

Como foi receber a notícia da nota sete?

Maura Corcini Lopes: Receber a nota 7 foi uma alegria, pois sabemos da qualidade e da produção de outros programas de pós-graduação em educação existentes no Brasil. O 7 representa para nós a formalização de um trabalho coletivo de anos, ou melhor, que iniciou com a concepção do Programa, passando pelas três avaliações 6 (2004, 2007, 2009) que tivemos até chegar nos dias de hoje. Então, é uma alegria ser 7 porque se trata da materialização na avaliação dos esforços empreendidos por um grupo de pessoas que abarca professores, secretárias, mestrandos, doutorandos, colegas da gestão da Universidade.

O que significa ter uma nota com padrão internacional de qualidade?

Maura Corcini Lopes: Significa mais responsabilidade com o local e o global, compromisso com a produção acadêmica de qualidade, inserção na comunidade, internacionalização consolidada, solidariedade entre programas de pós-graduação, formação de pesquisadores atentos e sensíveis aos problemas do presente, qualificação de professores para que estes possam, a partir de uma atitude investigativa, modificar os ambientes onde atuam, etc. Também significa fazer a gestão de recursos ofertados pela Capes, por meio do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX). O PROEX possibilita que mestrandos e doutorandos possam fazer seus cursos com bolsa. Temos bolsas taxas (significa o pagamento de mensalidades da Unisinos) e bolsas integrais (significa pagamento de mensalidades e mais um valor para a manutenção do estudante). Além dos recursos utilizados em bolsas nas modalidades citadas anteriormente, também usamos para financiar saídas de campo, participação de professores e alunos em eventos nacionais e internacionais, produção de artigos científicos; publicação de livros, compras de equipamentos, pagamento de passagens e diárias para professores participarem de bancas, etc.

Quais foram os pontos avaliados pela Capes que deram essa nota ou programa?

Maura Corcini Lopes: São muitos pontos avaliados. Trata-se de uma avaliação detalhada que faz uma radiografia do programa. Entre o que compõe a avaliação destaco: a proposta do programa, o corpo docente, o corpo discente, as teses e as dissertações desenvolvidas e defendidas, a produção intelectual dos professores e dos alunos, a inserção social, a transparência das ações do programa, a internacionalização, as ações de parceria com outros Programas de Pós-Graduação brasileiros e estrangeiros, a vinda de professores visitantes; realização de estágios pós-doutorais e de estágios seniores dos professores do programa; a vinda e a permanência de doutorandos e de alunos em missão de estudos de outras instituições no PPG, assim como o envio de doutorandos para doutorado sanduiche em instituições estrangeiras e nacionais, etc. Enfim, são muitos os pontos e dentro de cada um deles vários desdobramentos são considerados até que o conjunto da avaliação se consolide.

Você teria alguma dica para os outros PPGs que buscam essa excelência?

Maura Corcini Lopes: Dar dicas é difícil, pois não há uma receita “inovadora” de como fazer. A avaliação que tivemos é o resultado de muito trabalho e de trabalho coletivo. Somos um grupo pequeno (16 professores) que divide tarefas e descentralizamos a administração. Trabalhamos por comissões e tudo o que é importante e que afeta a vida do programa é levado para a discussão no colegiado. No colegiado contamos com experiências distintas que nos permitem analisar e ponderar as situações antes de tomarmos uma decisão. Não quero dar dicas, mas insisto que o trabalho coletivo, a divisão do trabalho e as decisões coletivas permitem que todos conheçam bem o programa que integram e possam planejar melhor suas ações nas linhas de pesquisa e nos grupos de pesquisa.