Pacto Alegre discute projeto que estimula cultura de startups

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 9/8

Crédito: Cesar Lopes-PMPA

A agenda estratégica para inovar Porto Alegre teve um novo encontro, nesta sexta-feira, 9/8, na Fábrica do Futuro. Representantes da Prefeitura e da iniciativa privada compartilharam ideias para desenvolver o Start.Gov, projeto que estimula a cultura de startups e propõe que a cidade seja referência na área até 2022. O evento é mais um dos kick-offs do Pacto Alegre, aliança do poder público e da sociedade civil organizada que pretende transformar a cidade em modelo de inovação.

As reuniões servem de ponto de encontro para que os agentes de vários setores da sociedade contribuam para idealizar o processo de transformação da Capital. Desta vez, foram discutidas formas de modernizar a atuação da gestão pública, reduzir a burocracia, facilitar o caminho para os empreendedores crescerem e fortalecer o ecossistema de inovação.

O diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Paulo Ardenghi, lembra que a grande meta é transformar Porto Alegre na “cidade das startups”. “Somos a segunda metrópole com o maior número de startups por habitante. Temos uma série de habitats inovadores e mecanismos de fomento. Estamos avançando e precisamos acreditar que podemos nos tornar uma das principais referências do país e do mundo”, enfatiza.

CEO da Fábrica do Futuro, Francisco Hauck acredita que a transformação não existe sem a união de vários agentes da sociedade. “A tecnologia é importante para todos. O grande beneficiário é o povo. É fundamental pensar uma solução conjunta, economicamente viável e socialmente relevante, priorizando a educação”, afirma.

Para Diego Rossato, membro do Seprorgs, entidade que representa o setor de tecnologia de informação, a parceria público-privada é essencial para mudar a realidade da população. “Precisamos conectar necessidades e soluções. Muito disso passa pela gestão pública viabilizar o que está sendo criado pelas empresas para desenvolver o ecossistema de inovação”, avalia.

Professores inovadores – Na quinta-feira, 8/8, foram alinhadas as definições da iniciativa Professor Inovador, no campus da Unisinos, em Porto Alegre. A reunião propôs desenvolver ações que engajem os professores como agentes de indução para elevar o padrão do ensino público do município. O projeto é um dos 24 promovidos pelo Pacto Alegre.

Na capital gaúcha, são 70 mil alunos da rede comunitária atendidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Segundo o secretário da pasta, Adriano Naves de Brito, é um grande campo de atuação, que precisa da contribuição de todos, principalmente para a formação continuada de professores da educação infantil. “Entrelaçar as ações entre a sociedade civil e a rede pública é um desafio fundamental. A educação não apresenta resultado de um ano para o outro. É preciso ter atividades permanentes. A Prefeitura está engajada em ofertar treinamentos para os professores”, salienta.