O Guitarreiro apresenta palestra musicada

Luis Vagner, cantor, compositor, guitarrista e produtor realiza apresentação sobre sua carreira e o Suingue e Samba-rock no Brasil

Crédito: Edu de Ferrari

Acontece no Auditório Central na próxima segunda-feira (8), uma palestra musicada com Luis Vagner, “O Guitarreiro”, realizada pelo curso de Produção Fonográfica da Unisinos. O evento que começa às 18h, apresenta o cantor, compositor, guitarrista e produtor natural de Bagé; figura icônica da música brasileira.

Considerado um dos criadores do Suingue / Samba-rock, Luis Vagner é filho de músico de orquestras e big bands de Santa Maria, tendo iniciado sua carreira nos anos 60. Em 1966 lançou com sua banda Os Brasas um LP cultuado até os dias de hoje, acompanhado por artistas promissores da Jovem Guarda.

Na palestra musicada, Luis fará um diálogo com o público, contando sobre sua trajetória e intercalando com audições de músicas importantes em sua carreira. Com 12 álbuns lançados, o Guitarreiro já compôs músicas para diversos artistas, como Paulo Diniz, Wando, Luiz Americo, Peninha, Celly Campello, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Tony Tornado, Os Originais do Samba, Lady Zu, Ronnie Von, Bebeto, Sidney Magal dentre outros. Artistas da nova geração, como Marcelo D2, Seu Jorge, Clube do Balanço, Ultramen e Papas da Língua também já gravaram composições do Guitarreiro.

Na ocasião também acontecerá uma sessão de autógrafos do livro “Suingue, Samba-rock e Balanço: músicos, desafios e cenários” (Ed. Medianiz, 2013) de Mateus Mapa Berger Kuschick. O autor entrevistou músicos,  garimpou LPs, compactos e CDs fora de catálogo, reconstituiu antigos e novos espaços dos suingueiros, presenciou e atuou como instrumentista em espetáculos, além de analisar as publicações acadêmicas sobre o tema. O livro revela os desafios e a trajetória de incríveis suingueiros, inclusive de Luis Vagner, Bedeu, e da banda gaúcha Pau-Brasil. A obra contribuiu para a reconstituição de uma grande rede de compositores ligados à comunidade negra, principalmente no Rio Grande do Sul, mas com conexões com músicos de todo país.

O quê: Palestra Musicada com Luis Vagner Guitarreiro e sessão de autógrafos do livro Suingue, Samba-Rock e Balanço: músico, desafios e cenários, de Mateus Berger Kuschick (Ed.Medianiz)

Data: 08 de Junho de 2015 – 18h

Local: Auditório Central – Campus Unisinos SÃO LEOPOLDO

Entrada franca

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar