Novembro Negro na Unisinos

Neabi promove uma série de atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra

Crédito: Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e, para lembrar a data, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unisinos (Neabi) está realizando uma série de atividades nos campi da Universidade neste mês.

Dentro da programação do Novembro Negro, o Neabi, em parceira com o Grupo Identidade da Faculdades EST e com o Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais (NERER) da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Leopoldo, também promove o I Congresso Popular Antirracista da região. O evento é aberto ao público e acontece nos dias 16 e 17 de novembro no Auditório Central da Unisinos, no campus de São Leopoldo. Confira a programação completa abaixo.

Cine Debate e Roda de Samba

As atividades do Novembro Negro tiveram início no dia 03/11, com a exibição do filme “Medida Provisória”, para os alunos do EJA da EMEF José Loureiro Lima, de Porto Alegre. O cine debate intitulado Visualidade Afrocentrada no Cinema Brasileiro, proporcionou aos presentes um momento de reflexão a respeito da presença negra no cinema nacional e fomentou um processo identitário de tornar-se negro na sociedade contemporânea no Brasil.

Os convidados para refletir a temática foram: a professora e mestre em Desenvolvimento Rural, Luciana Conceição Lemos da Silveira, e o estudante pré-universitário, Crystom Rodrigues, participante do “Falas Negras” da Rede Globo, em 2021. A assistente social Adriani Faria abriu os trabalhos comentando que o Neabi executa dois projetos sociais: Inclusão Digital Afrodescendentes e Indígenas, e Cidadania e Culturas Afrodescendentes e Indígenas, com a pretensão de estender os atendimentos em 2023 e intensificar a parceria com a escola. “É muito importante uma atividade como essa, pois proporciona aos sujeitos a difusão da cultura de inclusão e promoção da igualdade étnico-racial”, comenta. O professor Walmir Pereira, responsável pela temática indígena no Neabi, mediou a mesa e, após as falas, provocou o debate entre os participantes a respeito do racismo.

No dia 08/11, ocorreu o evento Roda de Samba com diálogos, intercalando música e a história do samba, na Antiga Sede da Unisinos, promovida pelo GT Década Internacional de Afrodescendentes do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS) e pelo Neabi. A iniciativa reuniu os participantes dos projetos de ação social do CCIAS, os alunos da Unisinos e a comunidade de São Leopoldo. A atividade contou com a presença de Cesinha, sambista e integrante do movimento negro no munícipio de São Leopoldo. “Desde 2016, compomos um grupo de trabalho para pensar atividades alusivas à Década Internacional dos Afrodescendentes, sendo essa uma pauta assumida pela Universidade”, conta a assistente social, Izalmar Liziane Pereira Carvalho.

Programação

14 a 18/11 – Exposição de livros (biografias de personalidades negras e indígenas) – Desconto de 10% em literatura de temas: História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena

• Promoção: Livraria Cultural e Neabi
  • Local: Livraria Cultural do campus São Leopoldo