Mundo mais limpo e curso de Farmácia juntos

Parceria compartilha aprendizados para desenvolver um produto cada vez melhor

A parceria do curso de Farmácia com o Projeto de Responsabilidade Socioambiental Mundo mais limpo busca o crescimento pessoal e profissional dos alunos de graduação e das mulheres que fazem parte da cooperativa Mundo mais limpo. Essa relação, teve início em 2014 a partir de uma solicitação do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, através da coordenadora do projeto Tecnosociais, Célia Severo. Desde então, os estudantes têm proposto atividades de melhoramento e desenvolvimento de sabão em barra e sabão líquido, produzido pelas cooperadas a partir do óleo de cozinha recolhido das residências e restaurantes do município de São Leopoldo.

Uma das estudantes do curso de Farmácia, que participou desta iniciativa, Camile Locateli, conta um pouco de sua experiência. “Participei do projeto Mundo mais limpo durante dois semestres. Eu e o meu colega, Rafael Camargo, realizamos o estágio voluntário de 2014/2 até 2015/1. Resolvi participar desta iniciativa para aproveitar um tempo que teria disponível na Unisinos, além de ser uma chance de adquirir conhecimento e poder colocar em prática o que aprendemos na teoria. Outra questão, que despertou meu interesse, foi a história de superação das mulheres da cooperativa, que encontraram uma forma de renda através da sustentabilidade”, explica.

A professora Ana Luiza Silva, uma das responsáveis pela iniciativa, relata como surgiu esse vínculo entre o projeto Mundo mais limpo e o curso de Farmácia. “A parceria entre o grupo surgiu a partir de uma necessidade de melhoramento da qualidade do sabão em barra e a necessidade de desenvolvimento de outros produtos na área de limpeza a partir do resíduo de óleos de cozinhas”, explica a professora. Ana Luiza conta que conheceu o grupo em 2014, e entendeu o quanto seria importante e necessário ajudar. “Pensei que seria uma excelente oportunidade para os alunos do curso de Farmácia desenvolverem as habilidades obtidas teoricamente na sala de aula na prática, além de desenvolver e aprimorar a responsabilidade social, ambiental e econômica”, destaca.

Integrante do projeto Mundo mais limpo, há 5 anos, Carolina Molina conta porque resolveu fazer parte da iniciativa. “Acredito nos objetivos do projeto, que busca uma ação social que não é assistencialista, mas tem como eixo central o trabalho com mulheres e a preocupação com o meio ambiente”. Para a cooperada, uma das grandes aprendizagens que o projeto traz é a oportunidade de trabalhar em equipe. “Embora seja difícil é importante ver um trabalho que se desenvolve de maneira horizontal, com a participação de todas”, relata.

Bons frutos

Segundo Ana Luiza, essa união trouxe bons resultados. A professora destaca como um dos pontos positivos a valorização do aluno, que precisou pesquisar, estudar, conhecer problemáticas, não só relacionadas ao aprimoramento e desenvolvimento do produto, como também foi levado a conhecer uma outra realidade de uma cooperativa de economia solidária, com uma gestão de mulheres. Além disso, os estudantes voluntários encararam o desafio de criar produtos de limpeza a partir do óleo descartado.

Camile descreve também o dia a dia do trabalho e a aprendizagem que o projeto trouxe. ”Cada dia que passávamos com as mulheres da cooperativa, ou até mesmo no laboratório e na biblioteca pesquisando, era uma descoberta e um aprendizado diferente. Com toda a certeza, o que passamos e convivemos durante o projeto foi muito válido. Adquiri conhecimentos sobre sustentabilidade, biodegradabilidade e consciência social. Além de ter tido a oportunidade de participar da XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica, onde pude apresentar os resultados obtidos durante o projeto, com o trabalho intitulado Pesquisa e desenvolvimento tecnológico de sabão em barra biodegradável”. O trabalho apresentado pela aluna recebeu menção honrosa na Mostra.

A estudante relata como participar do projeto mudou no seu modo de ver a vida. “Ampliou minha visão sobre diferentes realidades e dificuldades enfrentadas por tantas pessoas e principalmente pelas mulheres da cooperativa, que buscam, de forma sustentável, o aproveitamento do óleo de cozinha, que na maioria das vezes é descartado de maneira inadequada prejudicando o meio ambiente. Pude entender ainda, como é possível encontrar uma maneira de superar obstáculos e não desistir de seus ideais diante de dificuldades. Sou muito agradecida ao curso de Farmácia, a professora Ana Luiza, ao meu colega Rafael e todas as mulheres da cooperativa, por ter tido essa oportunidade de crescimento tanto profissional como pessoal, de suma importância”, enfatiza.

Para Carolina, a participação dos alunos do curso de Farmácia no projeto Mundo mais limpo trouxe ganhos para cooperativa, tanto no processo de produção do sabão como no produto final. “Essa parceria melhorou muito a qualidade dos nossos produtos. Conseguimos estabilizar o ph e melhorar nosso produto final”, afirma. A cooperada destacou a importância do trabalho em rede, que integra universidade, prefeitura e a cooperativa. “Mesmo com complicações, o trabalho no Mundo mais limpo me mostrou que é possível fazer transformações”, destaca.

Para a docente, o ganho no dia a dia das trabalhadoras, gestoras do Mundo mais limpo foi a oportunidade de aplicar seu conhecimento técnico. “Com a parceria, as cooperadas puderam passar o seu conhecimento prático a diante, além de conhecer laboratórios e equipamentos, com os quais elas nunca tinham trabalhado, ou visto”, ressalta. Para a professora, outra peça-chave nesse processo é a troca de informações, respeito, amizade, simpatia, disposição, e colaboração que a parceria trouxe.

“Acredito que através das atividades socioambientais teremos alunos e futuros profissionais com valores diferenciados. Além de promover conhecimento e informação, acredito poder, através desta parceria, incentivar os nossos alunos a serem cidadãos mais conscientes e preocupados com estas temáticas”, destaca Ana Luiza.

As disciplinas de Farmacotécnica e Cosmetologia têm sido as atividades que estão levando os estudantes para esse trabalho voluntário, mas segundo a professora, não é necessário que os alunos estejam matriculados nessas disciplinas. Todos os estudantes do curso podem participar, desde que tenham interesse, curiosidade, criatividade e desejem ir atrás de informações sobre o tema. ”No próximo semestre, a parceira com o Mundo mais limpo vai fazer parte do Plano de Ensino dessas disciplinas. Esta ideia surgiu em função do meu envolvimento com o projeto e também devido a temática abordada este semestre pelo núcleo de Formação Docente”, finaliza a professora.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar