Mostratec expande horizontes

Aluno do curso de Engenharia de Materiais está em intercâmbio na Alemanha

Crédito: Arquivo Pessoal/Daniel Spohr

O estudante do curso de Engenharia de Materiais da Unisinos, Daniel Spohr, é o primeiro graduando da Universidade em intercâmbio na Friedrich Alexander Universität – FAU, em Erlangen, Alemanha. E tudo teve início na Mostratec em 2013, feira que tem como objetivo exibir projetos de pesquisas científicas e tecnológicas do Ensino Médio.

Na exposição, Daniel apresentou o trabalho chamado Utilização de Microrganismos na Degradação do Estrogênio, junto com seu colega, Eduardo Círio. Na época, os dois estudavam na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, onde os alunos começaram a desenvolver o projeto no quarto ano da escola.

Segundo Daniel, os estrogênios são substâncias que interferem na atividade hormonal e podem ser encontrados em pesticidas, agrotóxicos, alimentos de origem animal e principalmente em anticoncepcionais. Ele explica que as substâncias chegam até o tratamento de esgoto e não há processos que eliminem os estrogênios. Consequentemente, a população acaba tendo contato com essas propriedades.

Com isso, a situação pode trazer problemas, como por exemplo, o aumento de chance de desenvolver câncer, além de alterações no sistema endócrino. “Como proposta de tratamento, utilizamos a biorremediação, que consiste em adicionar microrganismos no meio em que se quer degradar um composto orgânico”, afirmou Daniel.

Para a realização do processo, adicionaram duas bactérias, a Pseudomonas fluorescens e a Bacillus thuringiensis, em um meio contendo hormônios. Como resultado, foram constatadas grandes taxas de degradação, comprovando ser uma opção de estudo para aplicação nas estações de tratamento de esgoto.

A Unisinos acreditou no potencial dos alunos e no projeto. Dessa forma, os dois estudantes receberam bolsas de estudos para desenvolverem a ideia. “Hoje, com o apoio da universidade é possível a preparação de amostras em laboratório e a realização de ensaios nos cromatógrafos. Além de auxiliar na manipulação e utilização de padrões e reagentes”, declarou Daniel.

Atualmente, o estudante está em um intercâmbio de seis meses na FAU. A oportunidade foi conquistada por meio do programa Mobilidade Unisinos que visa contribuir para o intercâmbio cultural e científico em qualquer área do conhecimento entre alunos e universidades.

Conheça a Mostratec

A Mostratec é uma feira que acontece em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo a apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos. Designa-se a projetos realizados por alunos do Ensino Médio e da educação profissional técnica de nível intermediário.