10 anos da primeira formatura do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios

O Programa é o único Mestrado Profissional com duplo diploma no Brasil

Crédito: Shutterstock

Na próxima sexta-feira, 1/12, o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – MPGN, comemorará os 10 anos da primeira formatura do Programa, que conta com mais de 200 mestres com duplo diploma internacional. Por meio de uma parceria com o Institut d’Administration des Enterprises – IAE, da Université de Poitiers (França), o MPGN é o único Mestrado Profissional com duplo diploma curricular no Brasil. Além do título de Mestre em Gestão e Negócios, o aluno obtém também o título de Master Management et Administration des Enterprises, válido em toda a União Europeia.

Para obtenção do duplo diploma, o coordenador Marcelo Fonseca explica que os alunos cursam três disciplinas com os professores franceses, que vêm ao Brasil especificamente para isso, além de vivenciar duas semanas de aulas, seminários, oficinas e visitas a empresas no IAE Poitiers, França. “Após a defesa da dissertação à banca brasileira, os alunos fazem nova defesa, agora de um artigo e em inglês, para uma banca internacional. Uma vez aprovado em ambas, o aluno recebe, já na formatura, também internacional, com representantes da Université de Poitiers, os dois diplomas”.

Marcelo destaca que o duplo diploma é importante não apenas para possibilitar carreiras internacionais, como é o caso de vários egressos, mas também para oportunizar um diferencial muito grande no currículo. “Além disso, permite uma experiência muito significativa de poder ser aluno de uma tradicional universidade europeia, fundada em 1431, e onde se formou René Descartes”, completa o coordenador.

Para Alessandro Machado, egresso e hoje executivo chefe do Sebrae Nacional, o MPGN oportunizou o aprofundamento de questões relacionadas a gestão de forma prática e muito dinâmica. “As discussões são muito produtivas pela experiência e conhecimento dos professores e alunos. No meu caso específico, consegui aplicar os achados da minha pesquisa na transformação efetiva de um programa mundial de empreendedorismo”, conta.

Alessandro é egresso do MPGN e executivo chefe do Sebrae Nacional

O também egresso e gestor executivo da Ultragaz, Guilherme Rizzo, afirma que ingressar no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios na Unisinos foi um marco transformador em sua carreira e formação. “A profundidade teórica preencheu uma lacuna em minhas experiências anteriores, proporcionando uma base sólida e permitindo uma maior amplitude em minha área de atuação. Participar ativamente das disciplinas aprimorou minha oratória e habilidade de comunicação, aumentando minha confiança em ambientes corporativos e acadêmicos. E por fim, meu trabalho de dissertação integrou teoria a desafios reais, direcionando estrategicamente a empresa em que atuo e contribuindo para a evolução da minha carreira”, explica.

Guilherme Rizzo é formando no Programa e atualmente ocupa o cargo de gestor executivo da Ultragaz

CEO da DS Estratégias e Inteligência Financeira, Dirlene Silva, comenta que foi através do MPGN, na ocasião da ida à França, que percebeu que poderia ir além, pois já era muito maior que seus sonhos. “E, foi a partir daí que eu compreendi que não somos do tamanho de nossos sonhos. Podemos ser maiores, pois nem mesmo nossos sonhos podem nos limitar e assim, além de ter mudado o meu mundo, eu me tornei agente da transformação da sociedade em prol de um mundo melhor, mais justo e inclusivo”, completa.

Formada na primeira turma, Dirlene Silva é CEO da DS Estratégias e Inteligência Financeira

Marcelo destaca que essa ainda é uma parceria inédita no Brasil, além de evidenciar o grau de internacionalização do Programa Profissional, da Escola de Gestão e Negócios e da Unisinos como um todo. “De forma mais específica, além de todos os benefícios para os alunos, essa parceria possibilita intercâmbio de professores, projetos de pesquisa e conhecimento”, finaliza o coordenador.