Universidade e empresa juntas no processo de criação

Workshop de Moda desafiou alunos a desenvolverem uma ideia de produto para Dobra

Crédito: Dani Villar

A semana foi intensa e criativa para os alunos de Moda. Entre os dias 8 e 12 de abril, aconteceu o Workshop do curso no Campus Porto Alegre. O evento é uma atividade que envolve estudantes de todos os semestres. Esse ano, o Workshop é um pouco diferente, dividido em 3 etapas.

A ideia

Divididos em grupos, os alunos foram desafiados a criarem produtos com tecnologias vestíveis, wearables, para a empresa Dobra. O nome da empresa e o briefing foram informados no primeiro dia do evento, momento em que os estudantes conheceram a marca. A coordenadora do curso, Juliana Bortholuzzi, destaca a importância do evento que proporciona aos alunos o contato com o mercado de trabalho real e a aplicação do conhecimento adquirido ao longo de todo o curso.

“Escolhemos a Dobra por causa da questão da tecnologia. A gente queria também trazer um cliente diferente. A Dobra é oriunda da Unisinos, são egressos do GIL que criaram esse projeto dentro da Universidade. É uma marca de carteiras que trabalha com um tecido que é o tyvek que tem uma tecnologia que não molha. Eles têm tênis, camisetas com bolso que utiliza esse tecido. E estão expandido o mix de produtos”, afirma.

Crédito: Dani Villar

Para Guilherme Massena, um dos fundadores da Dobra, todos ganham com o projeto do curso de Moda. “A gente está muito feliz de fazer parte disso, a gente nasceu na Unisinos, dentro de um projeto da Universidade, então sabemos o potencial que esse projeto tem. E colaboração está no nosso DNA desde o início da Dobra”, completou Eduardo Hommerding, outro fundador da marca.

Crédito: Dani Villar

A partir das informações fornecidas, os estudantes tiveram uma semana para trabalhar no desenvolvimento, projetar e propor um produto. “Tinha que ter tecnologia, mas que fosse viável para a marca produzir. Não adiantava criar algo sem relação com a marca ou com um valor muito fora do público alvo da Dobra. Por isso, eles conheceram bem a empresa para criarem algo que pudesse colocar em produção, relacionado com a identidade da marca”, explica Juliana.

Crédito: Dani Villar

Para Luciana Jost, aluna do 2º semestre do curso, o Workshop oportuniza conhecer como é produzir. “Temos os nossos trabalhos, mas nada comparado a fazer um produto, a realmente ter no mercado alguma coisa nossa. Isso é uma oportunidade que a Universidade nos dá”, afirmou.

Maria Eduarda Kerber trabalha na área de Gestão de Costura da Dobra e falou sobre o que não pode faltar. “Tem que usar o material utilizado em nossos produtos, pensar na sustentabilidade e tem que ser tanto na embalagem quanto no produto algo que as pessoas comprem pela ideia geral de cuidar para que retorne na reciclagem e que os outros materiais que forem usados, sejam nessa linha de reciclados”, explicou.

Crédito: Dani Villar

A semana do Workshop ainda contou com uma ação da Red Bull que distribuiu energéticos para os participantes. Os alunos também receberam da Dobra, kits com todos os produtos da marca. Na sexta-feira, os grupos apresentaram suas ideias de criações para uma comissão julgadora. Foram sete grupos que trouxeram ideias de criações como bolsas, jaquetas, bags, pochetes e guardáveis. E as ideia de três grupos foram escolhidas para uma próxima etapa:

Crédito: Dani Villar

Pobag – Criação de uma pochete que vira bolsa, a ideia é uma peça que possa mudar e ser usada de várias maneiras

4Time – Criação de uma linha de guardáveis que carrega celular

Play – Criação de dois produtos: uma jaqueta tecnológica com bolsos internos e encaixe para fones com indicações em braille e conexões via bluetooth. O outro produto é uma coleira com sistema de localização, dispositivo de rastreamento e embalagem que vira um porta-saco

Próxima etapa

A 2ª fase será o momento em que os produtos dos grupos selecionados serão prototipados e a tecnologia inserida. Essa fase acontecerá em maio no H2Hub.

A final

O resultado do grupo vencedor será divulgado em junho, durante o evento Entrenós, um desfile que apresenta coleções criadas por formandos do curso. O grupo vencedor do Workshop terá o seu produto fabricado e colocado no mercado pela Dobra. E o grupo ainda ganhará de 1 a 5% sobre as vendas no período de um ano.

Confira mais imagens do Workshop:

Workshop Moda + Dobra