Minha tese em três minutos

Doutorandos participaram do desafio de explicar sua pesquisa em 180 segundos

Crédito: Rafael Casagrande

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada promoveu nessa quinta-feira, 2 de outubro, o evento “Minha Tese em 3 Minutos”. “O objetivo da proposta foi apresentar o trabalho de jovens investigadores à sociedade e, ao mesmo tempo, provocar o interesse pela divulgação e disseminação da ciência”, explicou a coordenadora da atividade, a professora Maria Eduarda Giering. O evento também teve por objetivo incutir nos pesquisadores a importância da divulgação e da comunicação de ciência para o avanço da sociedade e melhora do letramento científico.

Crédito: Rafael Casagrande

O desafio era explicar o desenvolvimento de sua investigação ou de seu projeto final em uma comunicação de, no máximo, 3 minutos e com apenas um eslaide fixo. A professora mencionou que, para realizar uma apresentação com êxito, é preciso explicá-la de forma simples, compreensível e com linguagem acessível ao público em geral. O júri era composto pela doutora em Comunicação Social, Débora Lapa Gadret; pelo doutor em Administração, Alsones Balestrin; e pela secretária adjunta da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser.

Maria Eduarda ressaltou que essa prática começou na Austrália e já está presente em muitos países. “A ideia é realizar uma atividade diferenciada, para que os alunos tenham contato com a proposta, premiando a capacidade dos participantes de comunicar ideias de maneira eficaz a um público não especialista, em um formato de participação pública aberta”.

O momento contou com a apresentação de 11 doutorandos. A vencedora de um cheque de 500 reais para serem utilizados em viagens de pesquisa foi a aluna Ana Fukui, orientada pela professora Maria Eduarda. Seu tema de estudo o modo como os cientistas colocam em seus textos o que eles sentem, o que eles pensam e o que eles acreditam que é ciência. Ana é formada em Física e afirmou que, enfim, conseguiu fazer as pazes com a sua trajetória desde a graduação. “Todos me perguntam o que eu vim fazer na linguística depois de me formar em física. Hoje tive a oportunidade de me explicar”, brincou.

A aluna contou que conhecer o local foi fundamental. “Eu cheguei de manhã aqui na sala e comecei a treinar. Peguei o microfone e ensaiei, conheci o ambiente”. Segundo ela, o interessante da proposta é a divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas. “Lidamos com a pesquisa, mas sabemos muito pouco sobre as investigações dos colegas”, concluiu.

Les doctoriales

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul (Scit) está organizando uma edição gaúcha do seminário Les Doctoriales na região serrana do Estado. O objetivo é proporcionar uma imersão total de cinco dias a 100 doutorandos, de diferentes áreas, para aproximá-los do mundo profissional e socioeconômico. Durante o processo, participarão de atividades com profissionais e empresas para desenvolverem ideias inovadoras ao mercado, entre elas o “Desafio de inovação em 24 horas”, a “Socialização das teses”, as visitas técnicas e as atividades de comunicação para a valorização profissional, contando com representantes empresariais em todas as ações. A atividade “Minha Tese em 180 segundos” é aberta a todos os doutorandos interessados. O prêmio para o vencedor é uma passagem de ida e volta à França.

As inscrições ocorrem até o dia 10 de outubro. O evento será realizado no período de 2 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves. Saiba mais sobre o seminário Les Doctoriales e inscreva-se em: http://www.lesdoctoriales.rs.gov.br/inicial.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar