Gastronomia da Unisinos participa do 2º Cafestival

Evento mostra a força do café e das cafeterias do grão especial em Porto Alegre

Serão 40 cafeterias, mais de 100 profissionais – baristas, mestres de torra, especialistas – oferecendo experiências, degustações e conhecimento; um line-up com 20 atrações da cena do café brasileiro em palestras, workshops, oficinas. Tudo embalado com muito café, a bebida mais consumida no mundo depois da água. A segunda edição do festival dos cafés especiais de Porto Alegre acontece durante todo o domingo, 9/10, no Mercado Paralelo (Rua Frederico Mentz, 1561), no irrequieto 4º Distrito.

O evento atesta a agitação que a bebida está causando no mercado do entretenimento gastronômico, cultural e de negócios da cidade: a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas circulem pelo Cafestival em sua segunda edição – a primeira foi em 2019. “A adesão das cafeterias, das marcas e o interesse do público, desde já, comprovam que estamos no caminho certo ao promover o café especial para os gaúchos”, explica Guert Schinke, da Baden Torrefação, que concebeu o festival e organiza tudo em parceria com Tiago Valente, engenheiro agrônomo proprietário do Gingko Café, e Eurico Albrecht, do Café República. O Cafestival tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e patrocínio do Sebrae, das marcas Nude Leite Vegetal, Soul Pack Embalagens, Andorra Café, Torradores Attila.

A Gastronomia Unisinos estará presente com a oficina “Uma receita com café”, que acontecerá das 13h às 14h30. A oficina será comandada pelo professor da Escola de Saúde, Eduardo Leling, com uma turma de alunos da Universidade.
Eduardo é chef de cozinha formado em Gastronomia e mestre em Nutrição e Alimentos pela Unisinos, onde é professor de Técnicas Gastronômicas Europeias, de Gastronomia Brasileira e Zitogastronomia (estudo das cervejas) – é Beer Sommelier formado pela Doemens Academy, na Alemanha. Esta aula terá degustação da receita: um sanduíche no melhor estilo buraco quente com um dry rub de café na carne. O workshop traz também uma harmonização de café com queijos, como uma surpreendente entrada. Ficou interessado? Para adquirir o ingresso, acesse aqui.

Experiências

A agitação toda acontece no formato de uma cafeteria aberta, com interação entre os profissionais e o público, que pode vivenciar a cadeia completa do café – da torra aos meios de extração. No ritmo cafeinado, vão-se realizando as experiências: degustações comparadas, que demonstram as diferenças entre cafés especiais e tradicionais; os métodos de preparo, os concorridos campeonatos de latte art (desenhos feitos com leite e café), as experiências com o espresso, revelando os diversos perfis sensoriais do grão, e os cuppings, as provas técnicas da bebida. Tudo isso estrelado pelos baristas, oferecendo café à vontade!

Nesse mesmo espaço acontecem as palestras abertas com convidados: os produtores de diversas regiões do Brasil, que trazem notícias do campo; os empreendedores, que apresentam cases e relatam suas experiências nos negócios do café; os especialistas, que apontam as tendências e o mercado, e responsabilidade social: histórias do café que transformam vidas.

Oficinas

Parte da programação do Cafestival está localizada na cozinha-show do Mercado Paralelo: os workshops, oficinas e muitas degustações – e torna ainda mais convidativa essa edição do evento. A curadoria de conteúdo do espaço está a cargo da jornalista e produtora especializada em alimentos & bebidas Luiza Estima, com o Café da Escrita, empresa de conteúdo e eventos para marcas. Com o café como tema central das atividades na cozinha, o público poderá adquirir aulas com receitas, degustações e harmonizações de leites e chocolates, com drinques, análise sensorial e uma oficina de escrita criativa que promete fazer uma viagem nas histórias de cafés e cafeterias e levar todo mundo a escrever a sua. A compra de qualquer uma das aulas ou os combos inclui o ingresso para o festival.

Rota dos cafés

O agito se estende para depois do festival. O público que for ao evento vai receber uma cartela para participar da Rota dos Cafés. São 40 cafeterias relacionadas na cartela e ao completar o tour por cada uma delas, no período de 3 meses, o coffee lover concorrerá ao sorteio de brindes, anunciados nas redes. A ação busca promover para além do Cafestival a cultura dos cafés especiais.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar