Luz e som marcaram apresentação conjunta entre Orquestra Unisinos Anchieta e Muovere Cia. de Dança

O espetáculo musical gratuito lotou o anfiteatro Padre Werner

Foto: Betina Albé Veppo

Não eram 20h ainda e o anfiteatro já estava lotado. Na plateia, olhares atentos e ansiosos representavam a expectativa do público para o início da exibição. “Eu vi a apresentação da Orquestra há dois anos e foi muito emocionante. Estou ansiosa para que comece, acho que vou me surpreender”, comentou a professora Cristina de Conto, que trouxe os alunos da turma do EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta para participar desse momento cultural.

Foto: Betina Albé Veppo

Quando os holofotes iluminaram o palco, a Orquestra Unisinos Anchieta, ao lado da Muovere Cia. de Dança, iniciou a apresentação. No repertório escolhido, interpretação dos compositores Tchaikovsky, Bach, Vivaldi e Ravel.

A apresentação, dividida em dois atos – “Coreografando Tchaikovsky” e “Cenas emblemáticas” – faz parte das comemorações do aniversário de 25 anos da Cia. Muovere. Durante o primeiro ato, a plateia assistiu aos princípios técnicos fundadores da Muovere, a dança clássica, reunindo importantes coreógrafos, como Lauren Pautert, Francisco Pimentel e Joana Amaral, junto a jovens bailarinos. Durante o segundo ato, foram apresentadas cenas do repertório coreográfico da companhia, tais como Desvio, Re-Sintos e Baile à Fantasia, reunindo profissionais das três gerações.

“Esse é um trabalho conjunto que diversifica a apresentação da Orquestra e atinge diferentes públicos”.

Evandro Matté, maestro Orquestra Unisinos Anchieta

Foto: Betina Albé Veppo

No intervalo, entre o primeiro e o segundo ato, o público já parecia hipnotizado com a beleza da dança e a sintonia entre a música e o jogo de luzes. “Muito lindo, nem esperava que fosse tão lindo. Surpreendente com dançaram bem, na ponta do pé”, declarou dona Nadir Conti, professora aposentada, enquanto esperava a reabertura das cortinas. Dona Maria Helena Moehlecke, amiga de dona Nadir e também professora aposentada, estava radiante com a apresentação “Estou encantada, não esperava isso, não conhecia a companhia de dança, estou adorando”, comentou. As duas são companheiras de longa data e sempre se reúnem com outras amigas para participarem de eventos culturais, como nos contou dona Maria Helena. “Nosso grupo se encontra para atividades culturais, vamos juntas a musicais, peças de teatro e outras apresentações. É muito bom”.

Para o maestro, Evandro Matté, essa parceira foi uma boa oportunidade de misturar música com dança contemporânea. “Esse é um trabalho conjunto que diversifica a apresentação da Orquestra e atinge diferentes públicos”, ressaltou.

Sobre a relevância de oferecer à comunidade uma apresentação artística e cultural de forma gratuita, o maestro afirmou que essa atitude faz parte do papel social da instituição. “A Unisinos não se restringe apenas a questões de educação, mas oferece também cultura aos alunos e moradores do entorno da universidade. Essa é uma oferta diferente do que as pessoas estão acostumadas a ter acesso via televisão, por isso é tão importante”.

O espetáculo apresentado na noite dessa quarta-feira faz parte de um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura. Acompanhe outras atividades na página do Facebook da Orquestra Unisinos Anchieta.

Espetáculo Orquestra Unisinos Anchieta e Cia. de Dança Muovere