Alunos da Universidade de Purdue visitam a Unisinos

O grupo formado por cinco estudantes e uma professora participaram de aulas dos cursos de Design, GIL e Relações Internacionais, além de conhecer alguns projetos parceiros da Unisinos

Crédito: Arquivo Pessoal

A Unisinos recebeu nesta semana cinco estudantes e uma professora da Universidade de Purdue, dos Estados Unidos. Durante o período, o grupo participou de aulas com os cursos de Design, Gestão para Inovação e Liderança e Relações Internacionais, e visitou locais em que a Unisinos possui parceria na realização de projetos, como: o Instituto Caldeira, a Associação Cultural Vila Flores e o Centro de Refugiados Jesuítas, em Porto Alegre e comunidades vinculadas à Rede Solidária, em São Leopoldo, além de conhecer o Tecnosinos, os Institutos Tecnológicos e a Unitec, no campus São Leopoldo.

“A maior importância para nós é permitir uma troca entre alunos de graduação”, destaca Gustavo Borba, decano da Escola da Indústria Criativa, que deu início a uma aproximação entre as universidades, durante os anos de 2019 e 2020. Um dos desdobramentos dessa parceria é a ampliação do intercâmbio de alunos, como deste que acontece com a vinda dos alunos da Purdue. “Quando os alunos de fora vêm pra cá e interagem com os nossos estudantes, eles têm uma troca que envolve desde a questão da língua e da adaptação até às questões culturais”, frisa.

Crédito: Arquivo Pessoal

Desde sábado no Brasil, os estudantes da Purdue aprenderam sobre a cultura brasileira e as tradições do Rio Grande do Sul. “Muitas coisas são diferentes do que nos Estados Unidos e acho muito importante aprender mais sobre elas, especialmente nesta época em que passamos muito tempo com outras culturas, e o Brasil tem tradições muito boas. Eu amei”, relata Rida Khatri, estudante de Medicina da Purdue. Já o aluno de Ciência de Dados e Estatística Aplicada, Chintan Sawla, comenta que a experiência no Brasil o faz lembrar casa. “Sou da Índia e vocês têm uma cultura e costumes muito similares com a do meu país. O que me faz recordar da minha cidade”, comenta.

Para os dois estudantes, a experiência em sala de aula foi muito importante para que pudessem ter novas perspectivas. “Eu aprendi muito com os alunos da Unisinos. Nos encontramos com as turmas de Design, Relações Internacionais e GIL e todos tem algo diferente para nos ensinar. Nós compartilhamos conhecimentos de como são os métodos da nossa Universidade nos Estados Unidos e aprendemos como são os daqui”, informa Rida. “Os estudantes daqui são muito receptivos. Essa é uma experiência incrível, onde pudemos ver como os alunos daqui estudam e comparar como nós estudamos. Fazer parte destas aulas me dá uma nova visão do que posso fazer no futuro e abre novas portas para mim”, salienta Chintan.

Crédito: Arquivo Pessoal

Os alunos da Universidade de Purdue estiveram acompanhados pela professora Natasha Duncan, responsável pelas relações internacionais e acadêmicas na Universidade, que destaca que a vantagem deste intercâmbio foi permitir a integração de seus estudantes com os alunos da Unisinos. “A oportunidade de conhecê-los, estar perto deles e entender como é a educação na Unisinos, para mim e para meus estudantes foi a parte mais enriquecedora da experiência”, diz. Além disso, Natasha participou de agendas sobre internacionalização e projetos extensionistas para o desenvolvimento de ações futuras e de aprendizagem entre as instituições, como comenta a gerente de desenvolvimento de ensino da Unidade Acadêmica de Graduação, Cristiane Schnack. “A professora Natasha se mostrou muito aberta e interessada em conhecer melhor a Universidade e encontrar pontos de convergência e possibilidades de parceria. Ela e os alunos ficaram muito impressionados com a Unisinos e a partir dessa visita daremos seguimento ao fortalecimento da parceria”, relata.

Esse intercâmbio faz parte de um projeto que está vinculado à política de internacionalização da Unisinos que fortalece a presença da instituição como uma Universidade global, promovendo o diálogo intercultural e oportunidades de novos intercâmbios e integrações com alunos de diferentes grupos culturais, enriquecendo as aprendizagens dos alunos.

Estudantes visitam o Tecnosinos

A agenda dos estudantes da Universidade de Purdue também contava com a visita ao Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que aconteceu nesta quinta-feira, 17/3. Na oportunidade, conheceram o funcionamento da Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec, do Portal de Inovação e dos Institutos Tecnológicos da Unisinos.

Pedro Barbosa/Tecnosinos

A visita foi realizada no Showroom do Tecnosinos, um espaço que busca ser a expressão das novas tecnologias produzidas pelas empresas do Parque, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da startup graduada na Unitec, Raks Tecnologia Agrícola. A sócia, Fabiane Kuhn, falou sobre a trajetória empreendedora da empresa, que desenvolveu um sistema de monitoramento de umidade do solo, através de sensoriamento remoto e IoT, para manejo inteligente da irrigação.

De acordo com a coordenadora da Unitec, Marina Silva, a recepção aos alunos ajuda a ampliar a visibilidade internacional do Tecnosinos, cuja incubadora foi a primeira do Brasil a receber certificação Cerne 4, o que consolida seu sistema de gestão da inovação e internacionalização. “É uma ótima oportunidade para troca de conhecimento entre as instituições”, frisa.