Laboratório de Biologia Molecular da Unisinos recebe alunos de curso técnico para atividades

Crédito: Divulgação

As turmas 1211 e 1224, do curso Técnico em Química da Fundação Liberato, realizaram visitas técnicas ao Laboratório de Biologia Molecular, na Unisinos, em São Leopoldo, durante os dias 26 e 28 de setembro e 10 de outubro. Victor Hugo Valiati, professor coordenador do Laboratório, recebeu as turmas e a professora do Liberato, Jaqueline Brummelhaus.

As visitas acontecem anualmente desde 2016, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A professora conta que a ideia veio durante uma aula de biotecnologia, enquanto explicava o processo da extração de DNA. “Eu estava dando aula e tive esse insight, aí olhei pra eles e perguntei na hora”, comenta. A ideia foi aceita positivamente pelos alunos e Jaqueline, que é egressa da Unisinos, entrou em contato com Victor Hugo e propôs a parceria, que rapidamente foi aprovada.

Desde então os professores vêm desenvolvendo as técnicas de extração utilizadas na atividade, como explica Victor Hugo. “Desde 2016 a gente vem ajustando a técnica para fazer com que chame mais atenção deles, no início eles faziam em grupo e extraíam o DNA de uma cultura de bactérias”. Essa técnica foi se desenvolvendo até a ideia de utilizar o próprio DNA para extração e análise. Para esse tipo de atividade os alunos utilizam um swab e realizam a raspagem de sua parede bucal interna para a coleta de DNA, com as células de tecido epitelial recolhidas, realizam a eletroforese para checar se tiveram sucesso no exercício.

A atividade é encarada de forma muito positiva pelos alunos, que costumam gostar bastante da proposta. “Teve uma aluna que, quando caiu a ficha que ela ia fazer a extração do próprio DNA, ficou muito maravilhada e de boca aberta” explica Jaqueline.

Crédito: Divulgação

Para os professores, essa atividade tem como principal objetivo o entendimento do processo laboratorial na prática. “Nós lemos, estudamos e entendemos um conteúdo usando livros, vídeos e material disponível na internet, mas outra coisa é vivenciar, compreender e relacionar esse conteúdo com vários conhecimentos. Isso é muito duradouro e, individualmente, muito forte para cada um deles”, explica a professora.

Para Victor Hugo, além da prática, a vivência dos alunos na Universidade e a importância da educação é tão útil quanto. “A chegada deles a uma Universidade e eles entenderem o que fazemos e produzimos, eles começam a ver com outros olhos. A própria Jaqueline é professora deles e saiu de uma Universidade que faz aquilo que eles estão vendo. Certamente o olhar vai ser diferente, então nada melhor que enxergar para fazer melhor a leitura que você tem das realidades. Essa vivência, de que a Universidade pode ser transformadora, é duradoura para eles.”

Vestibular 2023/1

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições já estão abertas. Para realizá-las e conferir mais informações, acesse unisinos.br/graduacao.