itt Performance é credenciado pelo Cradle to Cradle Institute

Instituto é a primeira empresa brasileira habilitada para avaliações "do berço ao berço"

Crédito: Divulgação

O itt Performance passará a atuar como Accredited Assessment Body da organização norte-americana Cradle to Cradle Products Innovation Institute. Consolidado no final de março, o credenciamento coloca o instituto na posição de única empresa brasileira habilitada a avaliar organizações, produtos e serviços para a certificação do sistema produtivo circular “do berço ao berço”.

“Esse credenciamento representa uma grande oportunidade de mercado para o Performance e está alinhada com as diretrizes da Unisinos no que concerne à inovação e internacionalização.”

Daniel Medeiros, integrante do itt Performance

“A certificação é baseada na ideia segundo a qual não existe o conceito de resíduo, tudo se torna nutriente para um novo ciclo”, explica o professor Daniel Medeiros, integrante do itt Performance. “Esse nutriente pode ser do tipo biológico – que retorna à natureza – ou do tipo técnico – que é reciclado na fabricação de novos produtos.”

Para obter o selo, primeiro a empresa interessada define o ciclo do produto em busca de certificação. Depois, com o apoio de uma organização chamada Accredited Assessment Body, passa por análises nas seguintes categorias: materiais seguros para a saúde humana; reutilização de materiais; energia renovável e gestão de carbono; gestão da água e responsabilidade social. É aí que entra o itt Performance.

“Uma vez credenciado, o instituto pode auxiliar as empresas na obtenção do selo para seus produtos”, diz Daniel. Se comprovado o atendimento a todos os itens solicitados, o itt Performance emite um relatório final, com base no qual o Cradle to Cradle Products Innovation Institute certifica o item em questão. A inspeção de cada categoria resulta em uma pontuação específica. Dependendo do valor, o produto pode ser reconhecido nos níveis básico, bronze, prata, ouro ou platina.

Pioneirismo

A fim de credenciar o instituto como Accredited Assessment Body, o itt Performance enviou dois representantes a Venlo, na Holanda, para uma semana de treinamento. Após esse período, a organização passou por uma verificação em relação a processos e documentos utilizados na prestação de serviços. Outro tópico importante para o credenciamento foi a análise de sua área de atuação no mercado brasileiro. Só depois desse processo, enfim, veio a aprovação.

“Esse credenciamento representa uma grande oportunidade de mercado para o Performance e está alinhada com as diretrizes da Unisinos no que concerne à inovação e internacionalização”, garante o professor Daniel. “Apresenta também uma grande sinergia com os serviços já prestados pelo itt, principalmente aqueles relacionados com a norma de desempenho NBR 15575 para a construção civil.”

Ainda de acordo com o professor, o credenciamento é importante porque comunica um compromisso com as questões de saúde humana, meio ambiente e responsabilidade social – questões de crescente interesse na opinião do consumidor.Como primeira instituição brasileira credenciada pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute, o itt Performance vê diante de si grande leque de oportunidades. “Caberá ao instituto buscar essas oportunidades e aplicar os conceitos da certificação”, finaliza Daniel.