Interação universidade e empresas

Tema foi abordado durante evento no Portal da Inovação

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã desta segunda-feira, 10/12, aconteceu uma palestra com o Diretor de Operações EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira. Na oportunidade, ele falou sobre como alavancar projetos de pesquisa aplicada e de inovação industrial. O evento foi no Portal da Inovação, Campus São Leopoldo.

“Trabalhar a inovação é ponte entre a universidade e a indústria. A EMBRAPII tem como missão aproximar a academia da indústria para gerar mais produtos. Apoiar empresas no desenvolvimento de produtos inovadores e tecnologias que aumentem a competitividade em mercados nacionais e internacionais”, afirmou.

Carlos Eduardo destacou o objetivo principal das academias como a formação de recursos humanos e geração de conhecimento. Por isso, ressaltou que a aproximação entre universidade e empresas não pode acabar com a identidade.

“A ideia é contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade na indústria brasileira. E que a competência que tem na academia ajude a resolver os problemas”, enfatizou.

Na oportunidade, o palestrante destacou as características dos ambientes inovadores:

1. Forte respeito pelos direitos de propriedade intelectual
  2. Base científica e educacional sólida
  3. Alta integração Universidade-Empresa
  4. Facilidade e estímulo para empreendedores
  5. Existência de fontes de financiamento relevantes, dedicadas, e permanentes para inovação
Crédito: Rodrigo W. Blum

Carlos Eduardo ressaltou que todo o projeto de inovação tem risco e ainda apresentou para o público alguns exemplos de projetos cooperativos.