Porta a porta é opção de transporte para estudantes

Empresas oferecem o serviço para os campi São Leopoldo e Porto Alegre

Conforto, praticidade e segurança. Quem não quer ter isso para ir e voltar da aula? O transporte porta a porta proporciona essas e outras facilidades para quem opta por esse tipo de condução. Mais de 100 empresas fazem o trajeto entre 49 cidades e os campi São Leopoldo e Porto Alegre da Unisinos.

Paulo Bystronski é um dos muitos motoristas de vans e ônibus que oferecem esse tipo de serviço. A ABR2 Viagens, uma sociedade com o irmão Lauro Bystronski, transporta diariamente, nos turnos manhã e noite, estudantes de Porto Alegre para São Leopoldo. O condutor completa 30 anos de profissão neste ano, todos realizando o mesmo percurso.

Em 1985/1, Paulo era aluno de Comércio Exterior da universidade. Na época, o irmão Evaldo já fazia o transporte e ele também entrou na atividade, conciliando os estudos e o trabalho. Mais tarde, deu início à parceria com outro irmão, Ervino, também transportando estudantes. A carreira acadêmica foi interrompida, mas a de empreendedor prosperou. Em 1991, Paulo e Lauro fundaram a ABR2 Viagens, que ganhou esse nome só mais tarde, em 2012.

Portando toda a documentação legal necessária para a realização do serviço, a empresa já transportou duas gerações de algumas famílias, caso frequente segundo Paulo. Para ele, os estudantes que escolhem o porta a porta saem ganhando pelo fato de não precisarem se estressar em dirigir. Além disso, cria-se um ambiente de convívio social entre os passageiros, que muitas vezes se tornam amigos. “Constrói-se um vínculo motorista-passageiro e passageiro-passageiro”.

Entrevista com Paulo, empreendedor e motorista da empresa ABR2, que transporta alunos da Unisinos

Outro benefício é a possibilidade de diálogo com o motorista em casos de imprevistos. Paulo relata que, quando um passageiro esquece de avisá-lo que não vai na aula, ele sempre telefona para se certificar de que esteja tudo bem, o que também ocorre quando há algum atraso, por exemplo.

Eu escolhi o porta a porta

Há mais de dois anos, Vitória Santos, estudante de Jornalismo, usa a van para ir do campus São Leopoldo para casa, em Novo Hamburgo. Ela conta que escolheu o porta a porta principalmente em razão da segurança. “Me sinto mais segura indo pra casa de van, pois o motorista me deixa na porta de casa e espera eu entrar. Se fosse de ônibus, teria que caminhar da parada até em casa e não é seguro. Outra questão é que posso estar cansada e inclusive dormir, pois tem alguém responsável pela direção”, destaca.

Vitória observa também que o tempo na van pode ser aproveitado lendo, estudando ou conversando com colegas de outros cursos. “Deste modo, trocamos experiências. Por causa das nossas aulas em locais diferentes da instituição, acabamos não nos encontrando fora da van”, diz.

Ônibus e trem também são opções

Outra opção de transporte coletivo para os campi Porto Alegre e São Leopoldo são os ônibus intermunicipais. Confira as empresas que realizam esse serviço.

A Trensurb realiza o trajeto de cidades da região metropolitana para os dois campi. Entre a Estação Unisinos do trem e o campus São Leopoldo, o ônibus Circular leva os alunos de forma gratuita. Veja a tabela de horários do Circular.