Conexão Pesquisa totalmente online

Edição de 2020 terá diversos eventos integrados

Crédito: Getty Images

Devido à pandemia do novo coronavírus, o mundo precisou se adaptar a essa nova realidade, e o Conexão Pesquisa também. A edição desse ano ocorrerá do dia 19 a 24/10, será totalmente online e contará com diversos eventos integrados: XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica; V SAEP (Semana Acadêmica da Escola Politécnica); I Semana da Extensão e o III Colóquio de Linguística Aplicada/II CompartRilhando Letras.

O Conexão é promovido pela Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG) e é um evento de divulgação e relacionamento. Alunos de Ensino Médio, graduação e pós-graduação poderão usufruir de conteúdos relevantes, conhecendo o que é a pesquisa na Universidade e entendendo como podem fazer parte dela.

A coordenadora do UAPPG, Alexandra Muller, conta que O Conexão Pesquisa é um momento de integração de diversos eventos que dialogam sobre ensino, pesquisa e extensão. “Com diversas atividades de relacionamento com a comunidade acadêmica, o evento é uma possibilidade de divulgação da ciência e de relacionamento. É um evento para a promoção da Pesquisa x Ensino x Extensão da Unisinos”, completa.

V Semana Acadêmica da Escola Politécnica

Organizado por mais de 27 cursos de graduação e pós-graduação, tem como principais caraterísticas a interdisciplinaridade, promoção de eventos que incentivam o pensamento fora da caixa e o complemento de atividades vistas em salas de aula. A temática principal da V Semana Acadêmica da Escola Politécnica será os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, com mais de 30 atividades gratuitas. Podem se inscrever alunos da graduação, pós, professores, tutores, funcionários, egressos e público em geral vinculados à Unisinos.

Alexandra afirma que será um espaço que promoverá aprendizagem, reflexão e discussão. “Os participantes estarão livres para debater sobre os temas e para se aventurarem em áreas diversas buscando aumentar o conhecimento na área de atuação ou qualquer área de interesse”, explica.

Se interessou? As inscrições vão até dia 20/10 e podem ser feitas clicando aqui.

XXVII Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica

Um evento onde estudantes, que participam de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica de instituições de Ensino Superior públicas, privadas e comunitárias, além de alunos na reta final da graduação ou matriculados no TCC II e egressos de 2018 e 2019, podem fazer um intercâmbio de seus conhecimentos, essa é a Mostra de Iniciação Cientifica. Inserida em uma das metas da proposta pedagógica da Unisinos, a Mostra se apresenta como uma aliada ao desenvolvimento regional e nacional, aliada aos compromissos com ciência, tecnologia e inovação.

Alexandra explica que esse evento é a valorização da pesquisa cientifica. “Valorizar a pesquisa científica realizada por estudantes, dando-lhes a oportunidade de divulgar seus resultados e perspectivas para novos estudos como atividades que possam gerar também soluções tecnológicas esse é um dos objetivos da Mostra”, afirma.

Se interessou? Para mais informações, acesse. As inscrições vão até dia 23/10 e podem ser feita clicando aqui.

III Colóquio de Linguística Aplicada e II CompartRilhando Letras

Oferecer um espaço para que alunos do PPG em Linguística Aplicada, graduação em Letras da Unisinos, e egressos, por meio de suas pesquisas em linguística, literatura e ensino, possam trocar experiências e divulgar a produção cientifica e cultural da comunidade acadêmica, esses são os objetivos do evento.

I Semana da Extensão

Além de divulgar as ações extensionistas feitas na Unisinos, a I Semana da Extensão trará o conceito extensão para todos os níveis: atender alguma demanda da sociedade/comunidade; mostrar experiências que façam sentido para quem vive; e formação humana da Unisinos para a cidade.

Podem participar alunos da graduação e pós, professores e estudantes de outras universidades.

Alexandra conta que o evento irá estimular a reflexão sobre a extensão na formação universitária. “A partir da apresentação de experiências extensionistas, a ressignificação das categorias tempo, espaço e formação para além dos muros da Universidade, queremos estimular a participação em programas e projetos extensionistas promovidos pela Unisinos”, conclui.

Se interessou? As inscrições vão até dia 23/10 e podem ser feita clicando aqui.