Inscrições abertas para Vestibular de Verão

Com mudanças no processo seletivo, prova será em 24/11

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos, após lançar a Graduação Pro, novo modelo de graduação, está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão até 19 de novembro. Com mudanças no tempo de aplicação e modelo da prova, o processo seletivo ocorre no dia 24 de novembro nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, bem como nos polos de educação a distância.

A partir desta edição, a prova será composta por 23 questões objetivas e redação. Serão 5 questões de Língua Portuguesa; 4 de Ciências Humanas e Cultura Geral, entre História, Geografia, Filosofia e Literatura; 7 questões de Ciências Exatas, entre Matemática e Física; 4 questões de Ciências da Natureza, entre Química e Biologia e 3 questões de Língua Estrangeira (opção entre Inglês e Espanhol).

O tempo das provas também foi reduzido e o vestibulando realizará o teste apenas no turno da manhã. Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2015 e 2017 pode optar por usar a nota obtida como forma de ingresso na universidade. Nesse caso, está dispensado das provas. Os candidatos às vagas de cursos a distância, assim como aqueles com 25 anos ou mais na data do Vestibular, fazem apenas a prova de redação. Confira os horários:

• processo seletivo geral: das 9h às 12h30 (redação e questões objetivas, sem intervalo);
  • processo seletivo alternativo (para quem tem 25 anos ou mais): das 9h às 11h (somente redação);
  • processo seletivo EaD: das 9h às 11h (somente redação).

Inscrições e mais informações no site unisinos.br/vestibular.

Sobre a Graduação Pro

Com o conceito “Reprograme o curso da sua vida”, a Universidade lança um modelo inovador de graduação que permitirá ao aluno construir sua trajetória acadêmica conforme suas competências. Ao todo, 21 cursos do bacharelado serão impactados já no primeiro semestre de 2019. O processo seletivo ocorre no dia 24 de novembro e as inscrições estão abertas.

O pró-reitor acadêmico e de relações internacionais, Alsones Balestrin, complementa: “Esse projeto repensa de forma ampla o jeito como nós fazemos graduação, botando o aluno no centro do processo e buscando a forma como ele aprende melhor, a forma como tem uma trajetória mais importante dentro da Universidade e a forma como planeja sua carreira já dentro do curso. A iniciativa vem para reforçar o protagonismo do estudante, que é sujeito ativo na construção do seu aprendizado, e traz o DNA da Unisinos, a sólida formação jesuíta e a excelência acadêmica de uma das melhores universidades do Brasil. É um repensar da trajetória acadêmica para que o estudante saia do curso já com uma carreira que ele construiu ao longo da graduação, uma ponte para o mercado de trabalho”.

Dessa forma, a Unisinos propõe uma renovação no modelo de aprendizagem, uma provocação para colocar o aluno e seu projeto de vida no centro de uma nova forma de aprender, pensar e gerar conhecimento, pressupondo novas conexões entre os componentes da vida universitária, uma formação flexível que se constitui a partir de novas relações entre a sociedade, o campus, a sala de aula, o conhecimento científico, a tecnologia, e, especialmente, os protagonistas: alunos. Confira a lista de cursos impactados:

Campus de São Leopoldo e Porto Alegre

• Administração