Grêmio aposta em solução da SAP para modernizar futebol

Time será o primeiro da América Latina a utilizar o processamento de dados em tempo real

SAP apresenta o sistema Hana que será implantado no Grêmio. O Hana monitora atletas de diversas maneiras, gerando dados para a melhora do desenpenho da equipe e dos atletas

Uma nova plataforma tecnológica, chamada SAP Hana, promete melhorar o desempenho dos jogadores do Grêmio. Desenvolvida de acordo com o perfil e as demandas do time gaúcho, a aplicação vai permitir a análise de dados individuais – como velocidade, percentual de acertos e capacidade de dribles – para uso estratégico em campo. Além disso, permitirá o acompanhamento físico de cada atleta, com monitoramento de frequência cardíaca e, inclusive, alertas preventivos sobre eventuais lesões.

“O diferencial da plataforma consiste na capacidade de prever situações.”

Daniel Duarte, executivo chefe de inovação da SAP Labs

Apresentado nesta quinta-feira, 17 de julho, o sistema foi pensado pela SAP Labs Latin America para dar conta de três questões: a performance do jogador, a experiência do torcedor e o sucesso do clube. Funciona assim: no decorrer dos treinos, chips acoplados às vestimentas dos atletas processam dados como movimento, aceleração e efeitos das condições climáticas no desempenho da estratégia. Essas informações são utilizadas, posteriormente, na tomada de decisões por parte da comissão técnica.

Antes dos jogos oficiais, é possível projetar a movimentação dos jogadores adversários e simular lances. Durante as partidas, a tecnologia de big data faz a análise em tempo real das jogadas, apresentando quilometragem percorrida pelo time, posição em campo e demais informações pertinentes. Segundo o executivo chefe de inovação da SAP Labs, Daniel Duarte, a aplicação avalia um conjunto de dados com até 65 mil vezes mais velocidade que o ser humano. “O diferencial da plataforma consiste na capacidade de prever situações”, afirma.

Gestão completa

Além de melhorar decisões de escalação e permitir o direcionamento de treinos específicos para cada jogador, a solução inclui um sistema de gestão administrativa conhecido por ERP. O software faz controle de estoque e de pessoal, gerencia contratos e orçamentos do clube. A aplicação também gera relatórios detalhados e auxilia na projeção de cenários financeiros para o time.

“A mesma plataforma tecnológica foi usada pela seleção da Alemanha na conquista do tetracampeonato. Isso não significa, necessariamente, que a estratégia, a solução adotada pelo Grêmio será igual.”

Daniel Duarte, executivo chefe de inovação da SAP Labs

SAP apresenta o sistema Hana que será implantado no Grêmio. O Hana monitora atletas de diversas maneiras, gerando dados para a melhora do desenpenho da equipe e dos atletas

A parceria entre o Grêmio e a SAP Labs conta, ainda, com um aplicativo gratuito para ser usado antes, durante e depois dos jogos. Por meio dele, o torcedor conhece a data da próxima partida, descobre pontos de encontro e restaurantes próximos e fica bem informado sobre a temperatura antes mesmo de sair de casa. Já no estádio, pode usar o tablet ou smartphone para saber o tempo da fila dos banheiros ou para comprar lanches sem deixar seu lugar na arquibancada, com a comodidade de ter o pedido entregue em mãos.

Para desenvolver a funcionalidade, será feita uma pesquisa de levantamento sobre os principais interesses de conteúdo. “Vamos oferecer aos gremistas uma experiência inovadora. Por meio do aplicativo móvel, eles terão acesso a informações relevantes, como dados estatísticos que se atualizam constantemente, inclusive durante as partidas”, diz a executiva de planejamento do Grêmio, Christina Muniz.

Vanguarda

Por meio da parceira, o Grêmio se torna o primeiro time da América Latina a utilizar o processamento de dados em tempo real. “A mesma plataforma tecnológica foi usada pela seleção da Alemanha na conquista do tetracampeonato. Isso não significa, necessariamente, que a estratégia, a solução adotada pelo Grêmio será igual”, explica Duarte.

SAP apresenta o sistema Hana que será implantado no Grêmio. O Hana monitora atletas de diversas maneiras, gerando dados para a melhora do desenpenho da equipe e dos atletas

De acordo com o executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, além da eficiência no detalhamento da performance do atleta, a ferramenta irá promover a integração do setor com outros importantes departamentos do Clube, facilitando o compartilhamento de dados e a consequente otimização de todos os processos administrativos atinentes ao jogador. “A tecnologia também nos trará avanços significativos no planejamento financeiro, na execução dos contratos, e além disso, será essencial no trabalho de captação de novos atletas, já que também poderá nos municiar de todas as projeções e movimentação do mercado mundial de futebol”, sublinha.

Segundo o vice-presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior, a aquisição dos softwares da SAP representa uma revolução em médio prazo: “Os pacotes colocarão à disposição dos gestores informações em quantidade e qualidade nunca antes experimentadas por clubes brasileiros”, comenta. “Os funcionários serão preparados e qualificados, pois a realidade de trabalho será outra quando os sistemas estiverem implementados. Estamos dando um passo que colocará o Grêmio na vanguarda do futebol na América Latina.”

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar