TecXP ACIST-SL e Unisinos estimulam o espírito empreendedor de jovens do Ensino Médio

Crédito: Diego da Rosa

Uma criativa peça de teatro, simulando empreendedores questionando sobre os benefícios de uma linha de crédito sustentável, foi a vencedora do Tec Experience organizado pela ACIST-SL e Unisinos.  A representação foi de um dos 10 grupos de alunos que participaram da maratona que iniciou na segunda-feira, 24/04, e finalizou nesta quarta-feira, 26/04, e envolveu 90 alunos do Ensino Médio das escolas SESI José Piovan e Instituto Rio Branco. O desafio proposto foi a criação de negócios sustentáveis, utilizando os conceitos do Capitalismo Consciente e estimulado pela Sicredi Pioneira. Ao longo dos três dias, utilizaram os espaços da Universidade para aprender sobre liderança e que negócios podem ser lucrativos utilizando os pilares da ESG. Formaram também novas conexões, uma vez que os grupos foram mesclados entre as duas escolas.

Crédito: Diego da Rosa

“Foi uma oportunidade para que estes futuros profissionais e – porque não – empreendedores, conhecerem o ambiente de inovação e de crescimento que a Unisinos oferece”, ressaltou Felipe Feldmann, presidente da ACIST-SL. “É uma grande Universidade, da qual os estudantes locais devem ter orgulho”, acrescenta. Na fala para os estudantes, ele apontou que, no futuro, também trabalharão com pessoas de áreas diferentes para resolver um mesmo problema. “De todas as ideias, nenhuma estará errada, mas uma será a mais adequada, pois foi construída por todos”. Também destacou a mudança do mercado de trabalho, que está mais ágil e tecnológico. “Por isto, usem o campus desta Universidade incrível para acompanhar estes novos tempos”, convidou.

A vice-presidente de Serviços da ACIST-SL, Rita Geremia Pavoni, não esconde a alegria do resultado da iniciativa. “O entusiasmo destes jovens foi contagiante. Aproximar o ambiente do empreendedorismo desta forma moderna e dinâmica foi uma experiência que devemos repetir”, disse. O TecXP contou com o apoio da diretoria de Educação, ocupada por Tiago Lopes, que também é gerente de Graduação da Unisinos. “Em breve, estes estudantes irão escolher os seus cursos e carreiras e conhecer este ambiente ajudará neste processo”.

Banca

Para escolher a melhor solução, foram avaliados vários critérios, que ficaram a cargo da banca examinadora composta por Marco Aurélio Zang, diretor de Transportes da ACIST-SL, Ana Schaeffer Hansen, gerente de Pessoa Jurídica da Sicredi Pioneira e Giovanna Stringhini, do Sebrae RS. “Foi incrível participar deste grupo. Muitas ideias poderão ser aproveitadas”, destacou Ana.

Tribos

Ao longo da maratona, os alunos puderam utilizar várias ferramentas de pesquisa e materiais para suas apresentações. Contaram com a coordenação das professoras Vitória Mottin e Emanuelle Smaniotto, que destacaram a maturidade e o engajamento dos estudantes. “Tiveram um comportamento de alunos de graduação. Foi emocionante”, revelaram. Ambas também foram desafiadas, pois o escopo do Tec Experience – que é um projeto para a graduação – foi alterado para a faixa etária dos estudantes. Todos tiveram três minutos para apresentarem as suas soluções.

Crédito: Diego da Rosa

“Foi uma experiência maravilhosa. O que mais gostei foi de fazer novos amigos e de conhecer mais o campus”. A avaliação é da aluna Ana Kathryn, integrante do grupo 8, vencedor da maratona. Já Lucas Machado ressaltou que vai utilizar todos os prêmios que recebeu, no que os demais concordaram.

Premiação

Os vencedores receberam uma medalha e convite para o TecXP que ocorrerá durante cinco sextas-feiras, iniciando no dia 05/05, para cerca de 300 alunos da graduação e inscrição para LAB Tools, atividades de curta duração oferecidas na modalidade a distância para complementar a formação, de acordo com os interesses e competências profissionais, em áreas como Marketing, Análise de Dados, Métodos Ágeis, Empreendedorismo, Inovação e Gestão. Todos os grupos receberam um kit TecXP.

O TecXP contou com o apoio da Sicredi Pioneira, Sebrae Vales, Starmax Brindes, Mercado das Frutas e No Ponto Distribuição e Kits.