GIL pelo mundo: Suíça

Confira as experiências das alunas Isabella Sukienik e Marcella Bertoluci

Crédito: Arquivo Pessoal

Durante a graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL), os alunos têm a possibilidade de estudar no exterior no intuito de potencializar a aprendizagem e a construção de conhecimento, tendo a viagem de estudos já está inclusa no currículo. No último semestre, os estudantes puderam vivenciar novas experiências em diferentes países, como fizeram Isabella Sukienik e Marcella Bertoluci, que embarcaram para a Suíça.

Ambas as estudantes estiveram na HEG-Fribourg e classificam a experiência como incrível. “Com certeza os seis meses mais intensos e maravilhosos da minha vida. Aprendi muito sobre as mais diversas coisas, conheci pessoas e países novos, aprendi novas línguas e vivi experiências que sempre sonhei”, classifica Isabella. Com uma visão parecida desse intercâmbio, Marcella destaca: “Me abriu muitas portas e pude me desenvolver como profissional e como pessoa. Conheci outras culturas, aprendi outras línguas, fiz novas amizades ao redor do mundo e pude ter contato com disciplinas muito diferenciadas que certamente farão diferença no meu futuro profissional.”

Crédito: Arquivo Pessoal | Isabella Sukienik

A experiência na Suíça trouxe para Isabella e Marcella grandes aprendizados. “As aulas foram momentos enriquecedores, principalmente as de Gestão de Risco e Neuromarketing que foram um divisor de águas em perspectivas de negócio. Em paralelo, as aulas de Marketing Digital e Gestão de Tecnologias Emergentes foram grandes surpresas, por conta dos projetos propostos”, frisa Marcela. Isabella, que cursou as mesmas disciplinas, reforça: “As disciplinas cursadas na HEG foram de imensa importância por apresentar conceitos que não são comumente ensinados no Brasil. Além disso, pude praticar e desenvolver a língua francesa, idioma que sempre quis aprender.”

Para as estudantes, fazer o intercâmbio na Suíça foi perceber um país organizado e desenvolvido, conhecer a cultura e lugares, além de ter a oportunidade de conhecer pessoas locais e outros intercambistas de diferentes países. “Qualquer lugar que eu fosse no país, em qualquer estação do ano, eu ficava rodeada de montanhas lindas e lagos de uma cor que não parece real. Podia ficar para sempre olhando aquelas paisagens”, conta Isabella sobre a beleza natural do país. “Além das paisagens maravilhosas da Suíça, me encantei com a organização do país. Aprendi muito sobre gestão pública apenas observando o dia a dia deles. Os suíços são um exemplo neste sentido”, complementa Marcella.

Crédito: Arquivo Pessoal | Marcella Bertoluci

Sobre o intercâmbio dentro da graduação, as duas são enfáticas ao dizer que ele é essencial. “É uma experiência que agrega em muitos aspectos na vida acadêmica, profissional e pessoal. A minha vivência e aprendizados na Suíça foram ainda melhores do que o esperado. Eu seria uma pessoa completamente diferente se não tivesse feito o meu intercâmbio”, declara Isabella. “Cada momento que passei na Suíça me senti inspirada a empreender e descobrir coisas novas. Voltamos completamente transformados e com a visão de mundo expandida. Não há nada que substitua uma experiência de intercâmbio”, relata Marcella.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o GIL? Então acesse a página do curso clicando aqui.

Vestibular 2023/1

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições já estão abertas. Para realizá-las e conferir mais informações, acesse unisinos.br/graduacao.