Festival de Documentários Retratos da Globalização

Exposição dos cartazes encerra na próxima sexta-feira (4/07)

Vai até sexta-feira, dia 4 de julho, a exposição dos cartazes do Festival de Documentários Retratos da Globalização, do curso de Relações Internacionais. O Festival é fruto do trabalho realizado pelo PA III durante todo o primeiro semestre desse ano, com a colaboração de professores do curso de Jornalismo. A exposição fica no hall de entrada do campus Porto Alegre da Unisinos.

O principal objetivo da atividade foi possibilitar que os alunos de RI unissem os diferentes conhecimentos adquiridos no semestre num único produto. “Os alunos tiveram o mérito de apresentar uma ampla pesquisa sobre cada tema, buscar entrevistas pertinentes e lidar com todos os desafios da construção de um documentário”, explica Gabriela Mezzanotti, coordenadora do curso.

Foram apresentados seis documentários: A paradiplomacia no Rio grande do Sul; Expodireto: uma visão de mundo globalizado; A globalização e a cooperação Sul-sul; O mapa da droga; Cosmopolitismo em Porto Alegre e a vinda dos imigrantes libaneses; Al-Nakba; Globalização: a ascensão da mídia alternativa.

O desafio de transcender a área de conhecimento

Luísa Buongo é uma dos 17 estudantes que aceitaram o desafio de ir além dos conhecimentos específicos do curso, aprender com o processo de produção do documentário e se surpreender com os resultados. “Conversar com os nossos entrevistados e ouvir o que tinham para nos dizer foi muito enriquecedor. Entrevistamos um palestino refugiado, um imigrante e uma doutora no assunto. O palestino refugiado que entrevistamos, por exemplo, tinha uma enorme vontade de nos contar sobre sua vida e sua experiência. Eu, pessoalmente, me emocionei várias vezes enquanto o entrevistávamos”, relata Luísa.

Para Cassiana Alves, o maior aprendizado ultrapassa trabalho realizado. “O maior aprendizado que tivemos foi perceber que quando se quer muito alguma coisa, é necessário ir atrás e nunca desistir. A ajuda de nossos professores orientadores nos possibilitou entrar em contato com pessoas que fizeram a diferença no trabalho e também em nossa vida acadêmica”, frisa.