Unisinos é homenageada em Porto Alegre

Ato aconteceu na Câmara de Vereadores

Crédito: Rodrigo W. Blum

Uma noite especial em Porto Alegre. Na terça-feira, 13/8, a Unisinos recebeu Outorga da Comenda Porto do Sol em Sessão Solene na Câmara Municipal da capital, proposta pelo vereador Valter Nagelstein. A homenagem é um reconhecimento pela implantação do Campus Porto Alegre.

O reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino manifestou emoção e alegria pelo momento. “Nós temos uma vocação que já está instituída. Uma vocação não se faz num passe de mágica. Nossos sonhos estão plantados na terra, nossos sonhos estão plantados na inteligência de homens e mulheres que se conhecem e que ousam ir além das suas fronteiras. E é isso que estamos celebrando”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, a cidade tem um grande desafio de reter talentos formados. “A Unisinos tem esse potencial de formar talentos. A Unisinos por toda sua excelência em educação e pesquisa mantém talentos e por toda sua excelência em pesquisa e educação atrai talentos para o Rio Grande do Sul, para o Vale do Sinos, mas agora muito especialmente, para a nossa Porto Alegre. Parabéns para a Unisinos”, celebrou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na abertura do evento, o presidente da Sessão, vereador Wambert Di Lorenzo destacou a importância dos jesuítas na formação integral da pessoa humana. “Uma das coisas mais importantes que a Unisinos vem trazer para Porto Alegre é a humanização da cidade. A Universidade tem nos demonstrado que fé e razão são campos que não se opõem, mas que dialogam. E que cada um exerce um papel importantíssimo na formação integral do ser humano”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante a sessão, os convidados acompanharam um vídeo sobre o Campus Porto Alegre. Emocionado, o vereador Reginaldo Pujol pediu a palavra para agradecer pela implantação do Campus. ”A Unisinos é um presente para Porto Alegre”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A homenagem proposta pelo vereador Valter, é um reconhecimento para aqueles que de alguma forma, com suas ações, elevaram o município de Porto Alegre em direção ao progresso comunitário, social e humano. “É importante que se reconheça o papel que a Unisinos tem no presente e no futuro de Porto Alegre. Um investimento de 200 milhões de reais, mas que traz algo que é imaterial e que é muito maior do que isso, que são aqueles que sairão da universidade”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ele ainda fez uma citação de Pe. Antônio Vieira – para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras. “Nós amamos Porto Alegre, trabalhamos por Porto Alegre, nos dedicamos por Porto Alegre e a Unisinos falou ao nosso coração”, encerrou.

Campus Unisinos Porto Alegre

Apenas 22 meses após o início do projeto, a Unisinos inaugurou o Campus Porto Alegre, na avenida Nilo Peçanha, em 15 de dezembro de 2016. Um ambiente de inovação, que trouxe para a capital gaúcha mais criatividade, cultura e sustentabilidade. O prédio educacional possui 8 andares e capacidade para cerca de 8 mil alunos. Além de salas de aula, laboratórios e biblioteca, o campus conta com um Teatro inovador e o Espaço Unisinos, um local de conveniência e convivência. Com área total de 55 mil m², o campus representa um lugar de aprendizagem integrada. O empreendimento também entregou uma série de contrapartidas para a cidade, entre elas estão o alargamento da avenida Nilo Peçanha, para implantação de uma pista adicional e de ciclovia, e uma passarela que interliga a Unisinos e o Colégio Anchieta com acesso público através das calçadas.