Evento do curso de Moda traz série de oficinas ministradas por egressos

Crédito: Sofia Wolff

Entre os dias 10/04 e 14/04, no campus Porto Alegre da Unisinos, acontece o evento “Passado, Presente e Futuro“, idealizado pela graduação em Moda. Nele, egressos do curso atuantes no mercado de trabalho retornam para a Universidade com o objetivo de ministrar oficinas para alunos e futuros alunos. O evento foi organizado pelas professoras Luciana Borges e Juliana Bortholuzzi, com o intuito de oferecer essa integração entre quem já cursou, quem está cursando e quem irá cursar moda futuramente.

Natália Tonial ministrou a oficina de “Bordado em Risco”, na qual falou sobre a teoria e a prática do bordado. A ex-aluna também explicou um pouco sobre a importância dessa técnica na sua trajetória. “O bordado me trouxe muitas oportunidades por trazer algo único para cada peça. É um trabalho manual onde tu despejas muito do teu emocional e da tua criatividade. Eu sempre brinco que os bordados são filhos, são parte da gente, então o bordado me trouxe muitas oportunidades de trabalho, mas também de expressar a minha criatividade e a minha identidade em cada peça, para tornar essas peças únicas”, destacou.

Crédito: Sofia Wolff

Já Nicolas Machado realizou a oficina chamada “Tudo que você precisa saber sobre: como produzir uma campanha digital de moda com influenciadores” e contou um pouco sobre a sua experiência ao trabalhar juntando moda e o meio digital. “Eu acho que começou muito com um gosto pessoal mesmo, eu tinha esse anseio de ser influenciador e descobri que eu poderia trabalhar com eles também. Então eu meio que juntei o útil ao agradável e hoje em dia são as minhas duas profissões”, contou o profissional.

A oficina chamada “Métodos e Ferramentas para o desenvolvimento de coleção” foi ministrada por Bruna Selau, que iniciou seu interesse pelo tema ainda na época que estudava na Unisinos. “Quando eu desenvolvi meu TCC me apaixonei por desenvolvimento de coleção. Então eu comecei a estudar sobre isso, desenvolver métodos, apresentar em congressos, então é realmente o que eu amo fazer. Poder passar esse conhecimento é o que me trouxe aqui hoje”.

Crédito: Sofia Wolff

Úrsula Kaercher ministrou a oficina de “Produção de Moda”, que também vem inspirada por sua trajetória acadêmica. “Quando eu fiz o meu TCC eu me envolvi muito na produção da minha coleção, então eu acho que isso foi um ponto-chave para trabalhar com produção de moda e gostar desse tema”.

Já Sofia Britto decidiu focar em outro tema na oficina “Breve Passeio pelo Bordado Livre”, um assunto que foi inspirado por sua família. “O bordado foi algo que surgiu na minha vida ainda na infância, acompanhando os trabalhos que a minha bisavó executava. E eu acho que foi uma escolha muito afetiva, tudo que a gente faz com afeto acaba gerando um impacto que pode ser de retorno profissional também”, pontuou.

O evento é realizado na TEDU, no 8º andar, com oficinas que vão das 19h30 às 22h, válidas para alunos da Universidade e participantes externos. Para mais informações, clique aqui.