Preparando para o mercado profissional

Pós-MBA em Inteligência Competitiva ajuda a transformar informações em estratégias

Crédito: Getty Images

Dados e informações precisam ser organizados e analisados para se transformarem em inteligência dentro de uma empresa. Por isso, o Pós-MBA em Inteligência Competitiva prepara você para ser capaz de transformar informações em estratégias. “Inteligência Competitiva é uma forma proativa, planejada e conectada com o planejamento estratégico, de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo”, destaca o coordenador do curso Oscar Kronmeyer.

Para o pesquisador, a Inteligência Competitiva ajuda a analisar tendências e cenários, permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e no longo prazo. “O objetivo da Inteligência Competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas e planejamentos. Desta forma, impacta toda a gestão estratégica, desde o seu modelo de gestão, até o design da estratégia e os processos de Inteligência Competitiva subjacentes aos processos de tomada de decisão e pilotagem da empresa”, explica.

O curso na Unisinos

Por meio de atividades e estudos de caso, você poderá vivenciar desafios de articulação reflexiva, prática e conceitual no campo da Inteligência Competitiva. “Empresas que utilizam com maestria a Inteligência Competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que suas concorrentes. Mas o que torna as empresas inteligentes é a qualidade de seu capital humano. Portanto, profissionais que adquirem competências em aplicar a Inteligência Competitiva na gestão estratégica são mais requisitados nessa sociedade”, destaca.

Para Kronmeyer, o curso contribui no processo de cocriação das competências por implementar esse processo da Inteligência Competitiva por meio da estruturação de um framework – metodologia que permite aos egressos do curso incorporarem ao seu modus operandi essa prática e obter vantagem competitiva. “O curso entrega para cada aluno, como resultado de sua experiência acadêmica impregnada de pratica transformadora, a mobilização dos conceitos em ferramentas e métodos gerenciais, um modelo de gestão para implementar e garantir a continuidade das práticas de Inteligência Competitiva. A ideia é que cada participante leve consigo um produto tangível como resultado desse Pós-MBA, que garanta o retorno de seu investimento, pela efetiva aplicabilidade operacional dos conhecimentos obtidos”, afirma.

Segundo o professor, há diferença entre conhecer os conceitos e ser capaz de implementá-los. “É a grande diferença entre conhecimento conceitual e prática transformadora. As melhores empresas do mundo se dedicam a aplicar a inteligência competitiva para ampliar sua competitividade e a sustentabilidade de seu modelo de negócios. Portanto, profissionais e empresas que dominam essa disciplina se destacam no cenário competitivo das organizações”, finaliza.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Saiba tudo sobre o curso e inscreva-se na página Pós-MBA em Inteligência Competitiva.