Estudantes de Medicina realizam ações práticas na comunidade

As atividades aconteceram nos dias 03/06 e 10/06 junto com a equipe de saúde da UBS Brás

Crédito: Divulgação

Os alunos da disciplina Interação Indivíduo-Comunidade e Práticas de Saúde da Família II, do curso de Medicina, efetuaram as ações planejadas durante o semestre para enfrentamento de problemas levantados junto com a equipe de saúde da UBS Brás. Elas aconteceram nos dias 03/06 e 10/06.

A professora da Escola de Saúde, Patrícia Pires, explica que ela e o professor Rodrigo Tolio, que ministram a atividade acadêmica, trabalharam alguns pontos sobre o planejamento em saúde, sobretudo a ideia de pensar essas ações e intervenções em saúde a partir do diagnóstico da situação encontrada. “Desde o semestre passado, eles vinham em contato com a equipe da UBS Brás e, em conjunto, levantaram alguns problemas: número de mulheres que não retornavam para buscar exames preventivos alterados; redução na coleta de escarro para exame diagnóstico de tuberculose pós-pandemia; baixa procura de usuários em maior vulnerabilidade social por exames de IST e elevado número de casos de sífilis; e carência de ações de rastreamento de câncer colorretal”, conta.

Crédito: Divulgação

A partir do levantamento, os estudantes começaram a pensar em ações que fossem eficazes para a reversão desses dados. “Eles pensaram cada etapa do processo, pensando nos recursos humanos e materiais necessários, assim como ampliando o olhar para a importância da rede de atenção em saúde no enfrentamento dos problemas”, cometa Patrícia.

Divididos em dois dias para a realização prática das ações, os alunos, no dia 03/06, fizeram abordagens de educação em saúde, com distribuição e orientação de autotestes de HIV, falando com a comunidade sobre a doença, além de conversar sobre o câncer de colorretal. Já no dia 10/06, foram feitas buscas ativas de sintomáticos respiratórios para tuberculose no território da UBS, com disponibilização da coleta de escarro à população e, também, de mulheres com exames preventivos (mama e colo de útero) alterados e que ainda não compareceram para dar seguimento na unidade.

Crédito: Divulgação

“Os alunos conseguiram compreender a importância dos determinantes sociais em saúde discutidos em aula, das redes de atenção e de conhecer o território de atuação. E, claro, vivenciaram as etapas de um planejamento em saúde”, destaca Patrícia, que ainda pontua: “Importante destacar o trabalho integrado com a equipe de saúde da Brás, com o SAE e o programa de tuberculose do município”, finaliza.