Patologia e Perícia das Edificações: em busca de mais conhecimentos profissionais

Com a especialização, os engenheiros civis Fernando Coutinho e Gregório Giannakos puderam aplicar os ensinamentos adquiridos em suas carreiras

Crédito: Getty Images

Aprofundar os conhecimentos na área em que atuam. Esse foi o principal motivo que levou os engenheiros civis Fernando Coutinho e Gregório Giannakos a cursar uma especialização na Unisinos. “Escolhi a Especialização em Patologia e Perícia das Edificações por ser a área em que desejo atuar, pela matriz curricular e pelo alto nível dos professores”, justifica Fernando, que decidiu seguir a linha de pesquisa do trabalho de conclusão na graduação.

Gregório já atuava em uma empresa da área de perícias, inspeções prediais e laudos técnicos na área de patologia das construções e sentia que apenas a graduação não era o suficiente para sua atuação profissional. Ao receber uma indicação dos cursos de especialização da Unisinos, encontrou a pós ideal. “As disciplinas atendiam diretamente o meu interesse de estudo e os professores são referências em suas áreas de atuação”, destaca.

Crédito: Arquivo Pessoal/Gregório Giannakos

Na época em que Gregório cursou a pós-graduação, ela não continha em sua nomenclatura a área de perícias, mesmo tendo disciplinas sobre a temática, mas isso mudou diante do cenário de mercado, conforme explica a coordenadora Fernanda Pacheco. “Percebemos a importância da temática de perícia conjuntamente aos conteúdos de patologia, até mesmo por uma demanda de nossos egressos. Assim, a leitura de processos, o entendimento da atuação do perito e o preparo dos alunos acontece através de módulos destinados a essa temática”, informa.

Tanto Gregório quanto Fernando já atuavam na área quando decidiram buscar mais conhecimentos. Na especialização, eles encontraram professores que estão no mercado de trabalho há mais tempo e, assim, compartilham as experiências da vida profissional, o que faz os ensinamentos abordados estarem sempre atualizados. “A especialização foi de extrema importância pois me trouxe ensinamentos atualizados e aprofundados dos temas abordados nas aulas e que eu consegui aplicar na minha atuação profissional, exatamente o que eu buscava quando iniciei o curso”, afirma Gregório. “Me sinto muito mais seguro para atuar no mercado de trabalho com o que aprendi. A pós funcionou como uma excelente troca de experiências”, complementa Fernando.

Crédito: Arquivo Pessoal/Fernando Coutinho

Sobre a Especialização

A Especialização em Patologia e Perícia das Edificações visa fornecer aos profissionais da área o aprendizado dos conceitos e das técnicas que envolve esta área muito importante da construção civil. “Aliamos o conhecimento teórico ao prático.  Há disciplinas que envolvem desde às fundações até o acabamento das edificações”, destaca a professora Fernanda Pacheco, que coordena a pós-graduação juntamente com o professor Roberto Christ.

O curso é voltado àqueles que trabalham com os reparos e a reabilitação das construções, onde há uma demanda muito grande de profissionais que necessitam conhecimentos técnicos sobre as principais manifestações patológicas encontradas nas edificações. “O aluno terá conhecimento para atuar no processo de projeto, especificação, construção e manutenção de edificações, com conhecimentos que envolvem os mecanismos de envelhecimento e degradação das edificações, apontando como os danos podem ser mitigados e a durabilidade estendida”, menciona a professora.

A especialização ainda conta ainda com o apoio das instituições de renome na área, como o IBRACON e a ALCONPAT e com o Instituto Tecnológico em Desempenho na Construção Civil – itt Performance da Unisinos.

Inscrições abertas

Se interessou na Especialização em Patologia e Perícia das Edificações? Para mais informações e realizar sua inscrição, clique aqui.

Para conhecer e se inscrever em outra Especialização ou MBA, acesse unisinos.br/pos.