Sem medo de empreender

Jovens empreendedores desenvolveram o maior portal de pedidos online do Estado

Para começar um projeto é essencial ouvir o que as pessoas têm a dizer. De acordo com Anderson Onzi, sócio-diretor do Devorando, maior portal do Rio Grande do Sul para pedidos online, compartilhar ideias e experiências, foi essencial para o sucesso do empreendimento.

Foto: Graziela Hansen

Onzi ressalta que ele e o sócio Bruno Tusset sempre tiveram vontade de empreender, mas não sabiam como. “Começamos a prestar atenção nos problemas que enfrentávamos no dia a dia ou em determinadas tarefas. Como costumávamos nos reunir pelo menos duas vezes por semana para pedir comida, notamos que sempre recorríamos aos mesmos lugares e aos mesmos pratos”, lembra.

O empresário conta que, a partir daí, começaram a buscar soluções dentro e fora do Brasil. “Buscávamos algo que fosse como uma praça de alimentação online. Mas mais do que isso, que facilitasse a forma como iríamos pedir comida. Encontramos alguns modelos de negócios fora do país e, na época, empresas como Ifood e RestauranteWeb ainda eram pouco conhecidas. Vimos aí uma oportunidade de mercado que precisava ser explorada em nossa região”, frisa o empreendedor de Farroupilha, na Serra Gaúcha.

Foi então que naquele ano, em junho de 2012, surgiu a oportunidade de participarem do Startup Weekend, em Porto Alegre. Na ocasião, os dois amigos foram para o evento já com a ideia em desenvolvimento. “Fomos com o intuito de entender mais como era esse meio de startups, como era fazer um pitch, e se encontraríamos outras ideais como a nossa. E encontramos”, relata.

Segundo Onzi, no evento foi possível conhecer outros empreendedores, que dividiam as mesmas angústias e problemas. “Além disso, o evento me possibilitou ter um feedback sobre a ideia inicial do nosso projeto. Foi no Startup Weekend que aceitei o fato de que não deveria esconder o meu projeto de outras pessoas, com medo de que fossem roubar a ideia. Ouvir o que as pessoas pensam é essencial. Elas que dirão se você realmente está resolvendo um problema e se deve seguir em frente”, salienta.

De acordo com o empresário, que será mentor do Startup Weekend Unisinos 2016, o Brasil tem um potencial enorme para quem quer empreender, mesmo com todas as dificuldades do cenário atual. “Estamos vivendo uma época de recessão econômica, com altos juros, grandes empresas realizando demissões em massa. Sempre comento, no entanto, que foi nessa mesma crise, e indo na contramão da maioria das empresas, que o Devorando mais cresceu. Há muitos problemas a serem resolvidos e os jovens empreendedores tem uma grande oportunidade aí. Vejo que as áreas da saúde, financeira e agronegócio são as mais promissoras para quem deseja empreender neste momento”, completa.

O Devorando entrou no ar em fevereiro de 2013 e, no final do ano, Anderson e Bruno conheceram o atual sócio Kenner Grings, que estava lançando o mesmo serviço, no Vale dos Sinos. “Conversando, percebemos que nossas equipes eram complementares e resolvemos juntar forças. Assim, em fevereiro de 2014 além do portal passamos a ter o aplicativo em Android e iOS”, sublinha.

Segundo Kenner, o empreendimento atende, hoje, restaurantes de 40 cidades em todo o Estado. “Nosso objetivo é oferecer aos restaurantes um novo canal de vendas, colocando eles disponíveis no mundo virtual. Conectamos esses estabelecimentos que estão offline, com milhares de pessoas que procuram o que comer na internet, oferecendo aos consumidores um meio mais fácil de fazer pedidos, centralizando informações como cardápio atualizado e com valores, forma de pagamento e horário de atendimento”, completa o empresário, que também atuará como mentor no Startup Weekend Unisinos.

Startup Weekend Unisinos

De 20 a 22 de maio, na Incubadora Tecnológica – Unitec, unidade de inovação e tecnologia da Unisinos, localizada no Campus São Leopoldo, ocorre o Startup Weekend Unisinos. O evento, organizado pela Techstars – maior rede de aceleradores do mundo – tem por objetivo formar novos empreendedores e criar comunidades de startup em todo país.  Em 54 horas de muita ação, os participantes, acompanhados de mentores, serão encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir um modelo de negócio, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Startup Weekend Unisinos, não deixe de acompanhar a página do evento!

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar