Estudantes de Medicina da Unisinos iniciam atividades em ambientes hospitalares

Crédito: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio

Na última terça-feira, 01/02, estudantes da Medicina Unisinos iniciaram os internatos nos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS) parceiros da Universidade. Esses alunos foram inseridos nas áreas de cirurgia, pediatria e urgência e emergência. Assim, a Unisinos está com todas as turmas de internato em ambientes hospitalares, se juntando aos que já estavam atuando nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica médica, medicina de família e psiquiatria.

Para a coordenadora da Medicina Unisinos, Cláudia Stadtlober, os dois últimos anos, do total de seis do curso, são muito importantes por ser 90% focados na parte prática nas principais áreas da medicina. “Nesse momento, o aluno vai para os hospitais, unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, onde realizará o serviço prático da área médica. Isso é fundamental para o futuro desses profissionais, porque eles têm toda uma preparação durante a graduação para que nos últimos dois anos que eles tenham esse intensivo de práticas”, explica.

Crédito: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio

Além disso, esse é um momento rico tanto para aluno quanto para a comunidade que os recebe. “Você já tem um aluno que está no final do seu processo de formação e todo tempo ele tem um acompanhamento de um preceptor, um médico, um professor que está ali supervisionando o seu trabalho. É um ganho substancial na questão do número de atendimentos e da qualificação dos serviços e isso é muito benéfico para o local que recebe esses acadêmicos e, também, para os acadêmicos que tem uma boa preparação para sua vida profissional”, destaca Cláudia.

Confira por onde os alunos atuam:

Medicina de Família

• Unidades dos bairros Duque de Caxias, Feitoria, Rio dos Sinos e Vicentina, em São Leopoldo
  • Unidade do IAPI, em Porto Alegre
  • Nas Unidades Básicas de Nova Petrópolis, Sapucaia do Sul e Gravataí

Psiquiatria

• Centro Médico Capilé, em São Leopoldo
  • Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul

Ginecologia e Obstetrícia

• Hospital Centenário, Centro Médico Capilé e nas Unidades Básicas de Saúde, em São Leopoldo
  • Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), em Sapucaia do Sul

Pediatria