Ensino Propulsor completa 10 anos

Serviço oferece auxílio aos estudantes em diversas áreas

Desde 2005, o Ensino Propulsor da Unisinos oferece diferentes instrumentos pedagógicos para acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Mas você sabe o que o Ensino Propulsor faz? Quem deve procurar o serviço?

A coordenadora geral dessa iniciativa, Maria Cristina Kessler, diz que as atividades buscam atender diferentes estilos e condições de aprendizagem, por isso são direcionadas tanto para calouros como para alunos que estão escrevendo o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “Temos oficinas focadas em como fazer o TCC e também oficinas para melhorar a escrita, que ajudam muito na hora de redigir o trabalho”, explica.

Para a professora, o objetivo desta iniciativa é impulsionar a construção de conhecimento, num espaço interdisciplinar. “O Ensino Propulsor é um programa institucional que contempla seis áreas do conhecimento, trabalhando com assuntos que aparecem em algumas disciplinas de início de curso”, destaca.

Aproveitando o aniversário do programa, o Ensino Propulsor ganhou um novo site. Com uma proposta mais moderna e interativa, a página será responsiva, tendo um bom funcionamento em dispositivos como tabletes e celulares. O novo site está alinhado com a ideia do Ensino Propulsor e pretende aproximar ainda mais os estudantes que usam o serviço. Uma das novidades que os alunos poderão aproveitar é o calendário, que está integrado com outras plataformas e vai permitir o agendamento prévio de eventos, facilitando a organização do dia a dia dos acadêmicos.

A equipe conta com duas pessoas para o apoio digital, sete professores e 35 monitores. Integram o projeto as seguintes áreas de conhecimento: matemática, português, física, química, estatística e informática. Ao longo de sua história, nesses 10 anos que o programa existe, 42 mil atendimentos já foram realizados. O número vem crescendo, e só no último semestre foram quase 6 mil atendimentos diretos. Os acessos ao site também mostram a procura crescente dos alunos pelas atividades desenvolvidas no programa. No ano de 2014 a equipe registrou mais de 81 mil acessos únicos.

O Ensino Propulsor faz acompanhamento presencial e a distância. As atividades são realizadas por monitores com a supervisão de professores. Entre as ações promovidas pelo serviço estão os grupos de estudo, as oficinas temáticas, a produção de material didático em formato digital e os jogos, que trabalham temas relacionados às dificuldades dos alunos. A interação com a comunidade acadêmica ocorre também por meio de blog, telefone, skype, e-mail, adobe conect e comunidades virtuais.

Conheça o novo site do Ensino Propulsor