De volta ao Brasil

Moçambicanos participam de segunda edição do curso In Company de Contratos Internacionais

Em 2014, juristas do Ministério da Justiça, da Saúde e do Sistema Social Penitenciário de Moçambique estiveram na Unisinos-CIEE para realizar o curso In Company de Contratos Internacionais. O sucesso foi tamanho, que o curso teve uma segunda edição neste ano, inclusive com alguns alunos da primeira turma. “A experiência do ano passado nos enriqueceu bastante, e por isso escolhemos Porto Alegre novamente”, comenta Ancha de Sousa.

O grupo encontrou um ensino de excelência e decidiram voltar para consolidar as informações obtidas há um ano, trazendo novos colegas para compartilhar o conhecimento do sistema brasileiro. “Nós quisemos aliar esta vinda pra cá com o conhecimento que o Brasil tem no âmbito do direito”, diz Norberto Soares, que também é fã das novelas brasileiras. Paulo Assuduje também esteve com a primeira turma e sua volta foi pela busca de mais aprendizado. “O que aprendemos na Unisinos ajudou bastante o contato com as novas realidades jurídicas. Eu não tenho dúvidas de que saí daqui com mais conhecimento e neste ano, certamente, mais ainda”, destaca.

Nesta segunda edição, o grupo solicitou que trabalhasse mais voltados ao direito público, que é a área de atuação deles. “O fato de nós termos aprendidos como o sistema brasileiro funciona certamente para ajudar naquilo que é o nosso trabalho diário. É importante que nós nos mantenhamos com esta porta aberta com a Unisinos e com o Brasil”, enfatiza Ancha. Por ser próximo de suas realidades, o Brasil é um local perfeito para aprimorar a sabedoria. “Penso que encontramos aqui um bom campo, na busca de experiência prática, de especialistas – que eventualmente no futuro podemos consultar – e ter relações mais estreitas, para concluir processos que nós sentimos necessidades de olhar com outra dinâmica”, comenta Lara Dias.

Entre os estudos, os moçambicanos puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade. Passearam pelo Parcão, shoppings, Mercado Público e CTG, além de ir a Novo Hamburgo, onde aproveitaram para comprar sapatos. Claro, também não deixaram a oportunidade passar e saborearam churrasco e caipirinha. Mas, para Lara, faltou apenas um detalhe: “eu esperava ver os gatos da novela”, brinca, para as risadas de todos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar