Engenharia de Produção Unisinos completa 30 anos

Aula Magna deu abertura às comemorações do aniversário, debatendo o cenário industrial do Rio Grande do Sul

Foto: Cândida Portolan

21 de agosto de 2014, uma noite de celebração e gratidão. A Aula Magna do curso de Engenharia de Produção abriu as atividades do semestre e as comemorações do aniversário da graduação, que há 30 anos oferece profissionais qualificados ao mercado, para contribuírem com o desenvolvimento das empresas de diversos setores. O momento contou com a palestra de Raul Anselmo Randon, fundador das empresas RANDON e seu filho, Daniel Raul Randon, diretor vice-presidente de Administração e Finanças das Empresas e, também, diretor presidente e de Relações com Investidores da Fras-le.

“O Raul é a pessoa mais indicada para falar aos nossos alunos no dia em que o curso completa 30 anos. Ele faz parte da construção da indústria do RS e, de forma muito especial, da Serra Gaúcha, que é a região de maior produção do estado. Para os aspirantes do empreendedorismo, um exemplo de que é possível construir uma empresa por meio de muito trabalho, dedicação e parcerias”, relatou o pró-reitor de Administração da Unisinos, e reitor em exercício, João Zani. O reitor em exercício, que é natural da Serra, testemunhou o crescimento da região, propulsionado pelo empreendedorismo local. Para ele, a história da RANDON se funde com a história do desenvolvimento econômico e social da região, nos mais de 60 anos de estrada.

Foto: Cândida Portolan

O desenvolvimento industrial e a formação profissional

Falar em “estrada”, aliás, não é poderia ser uma mera colocação, em se tratando do conglomerado de empresas RANDON. O empreendimento nasceu em 1949, da investida de Raul e seu irmão, Hercílio, em transformar a oficina de fabricação de ferramentas em uma oficina para reforma de motores industriais.  O negócio culminou nos anos 50, quando deram início a fabricação de freios a ar para reboques, especialmente para aguentar os acentuados declives da região, e também a fabricação inédita do 3º eixo par a caminhões. Não demorou para que a estrada levasse a RANDON para destinos fora do Brasil: Europa, China, Argentina e Estados Unidos, se consolidar em solo nacional como conglomerado de empresas e ser um dos principais do Brasil. Para chegar lá, a visão foi estratégica, “não preciso fabricar todos os caminhões que circulam no mundo, mas poderia ter ao menos uma peça produzida por mim em cada um deles”, afirmou Raul aos estudantes.

“Quando iniciamos tinha pouca máquina. Sempre quisemos evoluir em qualidade de produção e do produto final. O processo é natural: foram-se criando as máquinas, mas também era e é necessário pessoas que as entenda e dominem. A tecnologia exige pessoas preparadas e estratégicas. Contamos com mais de 200 engenheiros na RANDON, sendo que cerca de 30% trabalham diretamente com evolução de produto. Não podemos parar no passado e a qualificação profissional está diretamente ligada ao sucesso das empresas e no desenvolvimento da indústria como um todo”, explicou Raul Randon.

Daniel Randon ressaltou a importância da inclinação da academia para as demandas profissionais do mercado. “Há 20 anos passamos a nos dedicar intensamente a excelência na qualidade. Nesse processo, verificamos que as empresas estão cada vais mais integradas com as universidades, desde o desenvolvimento de projetos até a própria capacitação dos funcionários. Com certeza, mais do que um diferencial, é uma potencialidade”, concluiu.

As três décadas da Engenharia de Produção

A noite não poderia terminar sem o reconhecimento de todos aqueles que se dedicaram pelo sucesso do curso e dos engenheiros formados no decorrer dos 30 anos da graduação. “O papel do engenheiro de produção é apoiar a estrutura geral da competitividade das empresas. Nos rumos da globalização e internacionalização, temos que trabalhar com autoestima, para valorizar nosso potencial, e muita humildade, para não deixar de buscar conhecimento. Temos muito a oferecer”, declarou o professor José Antônio Valle Júnior, mediador do debate.

“Queremos fazer cada ano inesquecível. Esses foram somente os primeiros dos próximos 30 anos que virão”, declarou o professor Daniel Pacheco Lacerda, coordenador do curso de Engenharia de Produção. O decano da Escola Politécnica Unisinos, professor Carlos Alberto Mendes Moraes, completou, “é gratificante chegar nesse momento e ver que a Engenharia está alcançando os objetivos que traçou ao longo da sua trajetória nessa universidade”.

Receberam placas comemorativas pela contribuição ao curso João Zani, Raul Randon, Daniel Randon e o professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, José Antônio Valle Júnior.