Encontro com municípios parceiros do projeto de medicina

Evento aconteceu na tarde desta terça-feira

Na tarde desta terça-feira, 12 de maio, a sala do Consun na Unisinos, foi palco da devolutiva feita pela universidade de estudos realizados sobre a situação da saúde nos municípios da região do Vale dos Sinos. Foram foco desta pesquisa as cidades de São Leopoldo, Sapiranga, Campo Bom e Estância Velha. Prefeitos e autoridades políticas e da área da saúde das quatro cidades se fizeram presente no evento.

A abertura do encontro foi conduzida pelo reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, que destacou que o avanço regional passa por questões de desenvolvimento social, tecnológico, ambiental e na área da saúde. “O que estamos fazendo hoje, será narrado por outros daqui há 20 anos. A saúde é um desejo forte da sociedade, que precisa ser atendido. Estamos trabalhando juntos para melhorar a saúde na região do Vale do Sinos. Queremos ser o Vale do Silício e o Vale da Saúde”, enfatizou.

Em seguida, a decana da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, Vera Ramires, apresentou um breve histórico da candidatura do município de São Leopoldo e da Unisinos ao curso de Medicina. O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, complementou a explicação falando que a proposta pedagógica segue o formato das novas graduações e cursos de referência da Unisinos, com metodologia de ensino diferenciada e alta tecnologia.

Diagnóstico da estrutura e Projeto Rede Escola de Saúde

A apresentação do diagnóstico da estrutura de saúde foi realizada pela professora Nêmora Barcellos. Segundo a docente, o objetivo do estudo foi aproximar a universidade da realidade regional e conhecer a situação da saúde na região do Vale dos Sinos. “Buscamos olhar a região na perspectiva do curso de Medicina, dos outros cursos da área da saúde e de uma universidade comunitária”, afirmou.

O diagnóstico trouxe características sócio-demográficas dos municípios parceiros, participantes da pesquisa. Entre os dados destacados estavam o número de UBS em cada cidade, a incidência da mortalidade adulta e infantil e as principais causas, doenças comuns e porcentagens em cada município. Outro levantamento exposto trouxe o número de especialista e a estrutura de saúde de cada cidade. “Fizemos o mapeamento das unidades que têm condições de receber alunos do curso de Medicina para atividades práticas”, reforçou.

O projeto Rede Escola de Saúde foi apresentado pelo diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Fábio Gastal. “Definimos metas a partir da realidade encontrada e focamos na promoção da saúde e prevenção de doenças”, enfatizou. O professou explicou as propostas da Rede Escola de Saúde e destacou a importância de integrar recursos públicos e privados. Segundo Gastal a ideia do projeto é conectar os municípios por meio da tecnologia de informação e comunicação. “Buscamos tornar a região do Vale dos Sinos uma referência na área de saúde”, concluiu.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar