Arte urbana de alunos da Unisinos será exposta no Muro da Mauá

Crédito: Manu Freitas

Na próxima sexta-feira, 14/07, o movimento Porto Alegre Cidade Educadora realizará a exposição “Faces Educadoras”, em que a arte desenvolvida por Rafael Dorneles e Santhiago Lautert, estudantes do curso de Design da Unisinos, será instalada no Muro da Mauá. A ação acontece em alusão ao Dia da Liberdade de Pensamento e terá início às 14h, próximo ao número 311 da Av. Mauá.

Para Débora Barauna, professora da Escola da Indústria Criativa, a divulgação da arte dos alunos no Muro é motivo de orgulho. “Expor essa arte é incentivar a educação em todos os âmbitos”, afirma. Foi durante o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, realizado em 30 de novembro de 2022, que Rafael e Santhiago produziram ilustrações, onde a mais votada pelo público foi selecionada para a exposição.

Para os alunos, ter a arte exposta no Muro da Mauá é muito importante. “Terei a oportunidade de mostrar o meu trabalho, juntamente com o do Santhi, para um público maior e, ao mesmo tempo, receber reconhecimento por ele”, comenta Rafael. Santhiago complementa sobre o que significa para eles, como artistas, terem sua arte fixada em uma parte de Porto Alegre. “É o tipo de reconhecimento que todo artista busca nesse meio, visto que todos sabem o quão desafiador é a vida de quem busca viver da arte”, pontua.

Os estudantes destacam que o curso de Design da Unisinos é a oportunidade que eles tiveram em ser criativos, dessa forma contribuindo para o resultado do projeto. “A Unisinos me deu espaço para ser criativo e me deu a oportunidade de conhecer diversas pessoas que foram muito importantes no meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional”, ressalta Sathiago. Rafael também cita que o curso abriu muitas portas e apresentou caminhos a seguir. “Creio que o que mais sou grato é por fazer parte da comunidade Unisinos, recebendo o apoio e o incentivo das pessoas lá dentro”, frisa.

A instalação das ilustrações no Muro da Mauá simboliza o engajamento e o poder transformador da arte urbana, convidando todos os cidadãos porto-alegrenses a refletirem sobre a importância da educação e da liberdade de pensamento na construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. “Essa é mais uma ação que marca o retorno do Cidade Educadora para Porto Alegre e convida o cidadão para participar desse movimento. Ao mesmo tempo, contribui com a divulgação desses designers, que encontraram na arte urbana uma forma de se comunicar, de interferir socialmente”, enfatiza Débora.

O que: Face Educadoras no Muro da Mauá

Quando: 14/07, às 14h