Educandos participam de formatura do projeto Eu-Cidadão no Auditório do CCIAS

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira, dia 25/11, o Auditório do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS) recebeu a formatura do projeto Eu-Cidadão. O evento teve as participações de Pe. Idinei Zen, coordenador do CCIAS; Lucelaine Silveira, coordenadora do Eu-Cidadão; e Karin Fofonca, representante das empresas parceiras do projeto. Além disso, educandos do projeto estiveram presentes para receber seus diplomas, junto de amigos e familiares. O encerramento contou com uma confraternização entre educandos, familiares, voluntários e empresas parceiras, além da apresentação do violinista Guilherme da Silveira.

O Eu-Cidadão tem como principal objetivo trabalhar a inclusão social usando tecnologias digitais, oferecendo oficinas e estimulando seus participantes a utilizarem os conhecimentos adquiridos para seu aprendizado pessoal ou qualificá-los ao mercado de trabalho. Localizado no centro de São Leopoldo, o projeto atende pessoas de diferentes faixas etárias.

Crédito: Divulgação

Entre os participantes das oficinas está Nicolas Leoblein, que conta que além do projeto ser uma formação para ele, o ajudou em outros quesitos de sua vida pessoal: “O Projeto Eu-Cidadão fez eu me reaproximar da minha família e conhecer novas pessoas. Foi também uma boa oficina que eu fiz”. Além dele, Jailson dos Santos também comenta sobre a importância do projeto para ele: “Esse projeto é muito bom, pois tem uma visão para o mercado de trabalho. Para mim foi muito bom e o dia da formatura foi inesquecível”.

Durante o evento, várias pessoas que participaram do Eu-Cidadão discursaram. Desde representantes dos adultos e idosos, como Noemi de Souza, das crianças e dos adolescentes, Evandro Silva e Fernando dos Reis, até quem esteve lá para falar em nome dos educadores e voluntários, Mariana Carneiro e Camila Petry. Além desses, Karin Fofonca falou como representante das empresas parceiras do projeto.

Crédito: Divulgação

A coordenadora, Lucelaine Silveira, contou como é o sentimento de ver os grupos se formando nas oficinas: “Ver eles se formando é uma realização. Eu fiquei emocionada e muito feliz, pensei comigo mesmo: ‘é aqui que a gente queria chegar’ e chegamos. Então acho que é a conclusão de uma etapa, e ver o auditório lotado com tanta gente nos enche de alegria”. Já o Pe. Idinei comentou sobre a importância do projeto: “Em um mundo que a cada passo desenvolve novas tecnologias de comunicação, a importância do Projeto Eu-Cidadão, como projeto de inclusão digital, é possibilitar que todos possam acessar essas tecnologias e possam se comunicar com o mundo de hoje.”

Em 2023 o Projeto Eu-Cidadão completa 20 anos e o calendário do próximo ano para adesão de escolas públicas e instituições sociais de São Leopoldo já está sendo organizado. Novas turmas para oficinas de inclusão digital iniciam em março.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar