Escritório SJMR é inaugurado na Unisinos

Crédito: Arthur Woltmann

Na noite da última sexta-feira, 23/2, foi inaugurado o novo escritório do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR, na Unisinos, campus São Leopoldo.

Com escritórios pelo Brasil, a rede é guiada pela missão de promover e proteger a dignidade e os direitos de migrantes e refugiados vulneráveis no país, acompanhando seu processo de inclusão e autonomia, incidindo na sociedade e no poder público para que reconheça o valor da diversidade humana.

Crédito: Arthur Woltmann

O evento foi precedido de uma missa em ação de graças pela inauguração. A celebração, que ocorreu na capela da instituição, foi celebrada pelo Superior dos Jesuítas e coordenador do Núcleo Apostólico São Leopoldo, Pe. Antônio Tabosa,SJ, que também é coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos. A missa foi concelebrada pelo reitor da Universidade, Pe. Sérgio Mariucci, pelos padres jesuítas Pedro Gilberto Gomes e Clóvis de Melo, e o coordenador pastoral Diocesano, Pe. Cláudio Vicente Immig.

Crédito: Arthur Woltmann

Durante a celebração, Pe. Tabosa, SJ ressaltou a importância da inclusão e lembrou as pessoas em situação de miserabilidade. “O serviço do SJMR é semelhante aos anjos que passam em nossa vida e nos ajudam a superar alguma dificuldade”. Pe. Sérgio, deixou uma mensagem de boas-vindas. “Dar com o melhor de nosso coração as boas-vindas ao SJMR”.

Crédito: Arthur Woltmann

Após a missa, os convidados seguiram para o evento de inauguração na Claraboia da Biblioteca. O SJMR tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral. A instituição atua em favor de um maior acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia.

Na oportunidade, o coordenador do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no RS e SC, Elias Gertrudes destacou a presença de migrantes no evento. “Vocês que dão sentido ao que está sendo celebrado aqui”. Ele ainda agradeceu a parceria da Unisinos. “Obrigado por abrir as portas da Universidade para que o SJMR possar fazer em São Leopoldo aquilo que nós fazemos de melhor, atender migrantes e refugiados. Assim, quem sabe, podemos da margem às possibilidades do conhecimento, que também propõem o aprimoramento partindo do saber prático”, pontuou. Na ocasião, Elias chamou na frente do palco todos que irão atuar no Serviço no campus para uma homenagem.

Crédito: Arthur Woltmann

Na sequência, a diretora do SJMR, Flávia Reis agradeceu a acolhida da Unisinos e reafirmou o compromisso de trabalharem juntos por um futuro mais justo. “É com uma alegria imensa que passamos a integrar o campus da Unisinos. Sendo não só uma expansão, mas um compromisso. SJMR e Unisinos se unem para oferecer suporte e oportunidades para aqueles que mais necessitam. Acreditamos que juntos podemos contribuir de diversas formas”, acrescentou.

Crédito: Arthur Woltmann

No encerramento, Pe. Sérgio homenageou a professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais, Nádia Menezes, que é vice-coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Melo e atua com refugiados na Unisinos, e pontuou a importância da parceria com o SJMR. “Podemos olhar para os próximos anos com mais esperança. Abrir o coração, estender a mão e acolher o irmão. É uma oportunidade de aprender com quem vem nos trazer tantas realidades diversas”.

O reitor ainda falou sobre fluxo migratório forçado e citou a escravidão, reafirmando o direito de dignidade a todos. E citou a relação com a missão Jesuíta que atua com as pessoas migrantes e refugiadas desde 1980, quando foi criado o Serviço Jesuítas aos Refugiados. Atualmente, esse serviço está presente em mais de 50 países, sendo denominado de Serviço Jesuíta aos Refugiados – SJR ou Serviço Jesuíta aos Migrantes – SJM. “O migrante e o refugiado não querem ser tratados com dó, eles querem ser tratados com dignidade. E esse é o trabalho do SJMR fornecendo os documentos, garantindo a nacionalidade, o trabalho e as condições para ele viver. Que vocês possam ter a lucidez de, por meio desse trabalho, resgatar, assegurar e fortalecer a dignidade dessa pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade. E assim fazendo, nós realizamos a nossa missão de Companhia de Jesus e nossa missão de Universidade, sermos capaz de olhar os dramas da humanidade e buscar dar sentido que gere serviço para a sociedade e nos faça pessoas melhores por meio do conhecimento”, finalizou.

Crédito: Arthur Woltmann

Estiveram presentes também no evento, a secretária de Direitos Humanos de São Leopoldo, Nadir Maria de Jesus; o diretor do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações – CIBAI Migrações, Rodenei Sierpinski; Head para Inovação e Ensino do Hospital Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti; a representante do Conselho Municipal e Estadual de Direitos Humanos, Salete Souza; e a coordenadora de Assistência Social da Associação Antônio Vieira – ASAV, Leila Pizzato.

Após o momento de falas, aconteceu o descerramento da placa “as pessoas antes que as fronteiras”.

Crédito: Arthur Woltmann

Em seguida, um coquetel foi oferecido aos convidados.

Crédito: Arthur Woltmann

Confira o novo escritório do SJMR na Unisinos.