Unisinos comemora seu 49º aniversário

Data foi marcada por Missa e momento de confraternização entre os colaboradores da Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa terça-feira, 31 de julho, dia de Santo Inácio de Loyola, a Unisinos completou 49 anos de universidade, mas a tradição dos Jesuítas em educação vem de longe. Desde 1869, a Companhia de Jesus se estabeleceu no Rio Grande do Sul fazendo história na construção do conhecimento e enraizada no exemplo de Santo Inácio de Loyola. Saiba mais sobre esse importante líder Jesuíta aqui

Ao longo de sua trajetória, a Unisinos já formou cerca de 82 mil alunos em seus cursos de graduação e mais de cinco mil na pós-graduação. Além disso, a Universidade possui parcerias com diferentes instituições e empresas do Brasil e do Mundo, sendo reconhecida pelo seu pioneirismo na inovação e sua excelência acadêmica.

Missa em Ação de Graças

Para comemorar mais um ano da Universidade, foi realizada uma celebração em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo 49º aniversário da Unisinos, às 11h na Capela da Universidade, no Campus São Leopoldo. Durante a Missa, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, enfatizou que a Unisinos traz em seu DNA a experiência Jesuíta. “Hoje celebramos duas festas, a vida de Santo Inácio de Loyola e os 49 anos da nossa Universidade. Somos colegas, companheiros de missão e cidadãos de uma mesma nação”, afirmou.

Padre Marcelo destacou ainda que a Companhia de Jesus é um caminho para encontrar Deus em todas as coisas e para transformar amor em serviço, e agradeceu o trabalho de todos na Unisinos. “Nossa Universidade é um calidoscópio de serviços e amor. Estamos passando, como sociedade humana, um tempo de grandes transformações, e somos chamados a não ter medo. E é essa confiança que temos que ter para enfrentar a vida com lucidez e entregar um legado para quem vier depois de nós”.

A hora do parabéns

Durante a tarde, teve bolo com direito a parabéns para Unisinos. Tanto no Campus Porto Alegre quanto no Campus São Leopoldo a confraternização aconteceu às 16h. Padre Marcelo deu boas-vindas a todos e falou que a celebração do dia de hoje pode ser vista sob dois ângulos. “A Unisinos completa 49 anos e, a partir de agora, entramos no quinquagésimo ano de existência. Somos uma universidade cinquentona”, brincou.

O reitor lembrou que somos do grupo de universidades que se denomina comunitária e junto a esse traço, somos também jesuítas. “Lideramos e inspiramos a Universidade para que se torne cada vez mais excelente. Nesses 50 anos temos que renovar nossos conhecimentos”, afirmou. O momento foi finalizado com um parabéns para a Unisinos.

Confira mais imagens da comemoração do aniversário da Universidade: