Educação como prioridade

Programa Educas realizou oficinas e atendimentos de forma remota

Crédito: Roberto Caloni

As atividades desenvolvidas pelo Programa Educação e Ação Social (Educas) têm como objetivo apoiar no aprendizado de crianças e jovens encaminhados pelas escolas e profissionais da área da saúde. Além disso, proporciona um espaço de troca de conhecimento para alunos de Graduação em Pedagogia e Psicologia da Unisinos. Por meio de oficinas e atendimentos em grupo, são abordadas temáticas referentes ao ensino e aprendizagem, inclusão, entre outras. A aluna da Graduação em Psicologia, Ana Paula Bijoldo Moni conta que atuou com crianças entre 7 e 10 anos. “Organizamos kits contendo materiais diversos para realizarmos as atividades e experiências divertidas, para fazer plantio de semente de girassol, além de trabalharmos com obras de arte”, lembra.

Durante o ano, foram desenvolvidas atividades de releitura de obras artísticas e plantio de girassóis, em que as crianças puderam acompanhar o crescimento da planta. Todas as ações foram realizadas por chamadas de vídeo e aplicativos de troca de mensagens. A partir do trabalho do Educas, Ana Paula explica que foi possível manter o vínculo das crianças com o programa, além de trabalharem temas relacionados ao sentimento de afeto. “Foi uma experiência muito rica por proporcionar a assistência aos educandos do programa em um momento desafiador para o mundo. Foram possíveis momentos de descontração e de novas descobertas para todos nós, além de contribuir de forma qualificada para a nossa formação profissional”, completa.

A aluna desenvolveu atividades com o grupo de educandos juntamente com colegas dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Eles realizaram diversas ações virtuais com o grupo de crianças que aproveitou esses momentos para se encontrar, conversar, fazer atividades e participar de brincadeiras. Os encontros foram sempre articulados com proposta da área pedagógica. Para a coordenadora do Educas, Melissa Hickmann Müller, um dos benefícios do trabalho realizado pelo programa foi o acolhimento das pessoas a partir dos atendimentos em grupo. “Foi possível acompanhar as angústias vividas e a partir de um espaço de fala, se fazer presente”, ressalta.

Com as mudanças necessárias na atuação e os desafios para reorganizar as atividades, a equipe vivenciou um momento de ampliação do engajamento e novas aprendizagens. Na avaliação de Melissa, manter as atividades do programa, com o isolamento social, foi importante tanto para o público atendido quanto para os alunos da Universidade que trabalharam e realizaram estágios no Educas. “A vontade de fazer o acontecimento e o desejo de aprender estiveram presentes conosco, motivando toda equipe a reinventar o trabalho”, afirma. Com as ações, o Educas auxiliou os participantes em suas questões referentes à aprendizagem escolar e a seus familiares, oferecendo espaços de trocas.

Ao longo de 2020, o programa atendeu três grupos de crianças e adolescentes, dois grupos de família, dois grupos de professores de diferentes escolas e um destinado para mulheres da Comunidade Justo. No total, foram atendidas 29 pessoas durante o ano. O Educas é um programa de educação e ação social que atende crianças, jovens, famílias e escolas da cidade de São Leopoldo. As atividades são feitas por uma equipe multidisciplinar nas áreas de Pedagogia e Psicologia, proporcionando a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem a partir de aulas, palestras, formações e por meio dos atendimentos.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.