Área jurídica ganha curso de Mestrado Profissional

Aprovação do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios aconteceu no dia 22 de dezembro

Crédito: GettyImages

O Programa de Pós-Graduação da Unisinos teve o curso de Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na tarde do dia 22 de dezembro. O Mestrado Profissional, lançado pela Unisinos, é o único da região sul na área jurídica e o terceiro do Brasil. 

Diferente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional mescla teoria e prática e capacita tanto para a área docente como para atividades aplicáveis do mercado empresarial. “O mestrado profissional busca uma formação mais aplicada do Direito, voltado à fundamentação teórico-prática para a resolução de desafios trazidos pelos avanços sociais. No mestrado acadêmico se busca preparar o professor e o pesquisador, por isso, a fundamentação teórica é mais densa. Já o mestrado profissional também existe aprofundamento teórico, mas o foco é como aplicar esta teoria no exercício profissional do Direito”, explica o coordenador executivo do novo curso, Wilson Engelmann.

As linhas de pesquisa que irão estruturar o mestrado profissional são: Direito da Empresa e Regulação e Direito dos Negócios e Globalização. Segundo Wilson, o diferencial que o curso traz para os profissionais da área jurídica está na busca por qualificar o futuro mestre para a resolução de conflitos que não passem pelo Poder Judiciário. Para tanto, é necessário conhecimento sobre inovação e benefícios fiscais, aspectos avançados de direito empresarial, propriedade intelectual, direito ambiental, internacionalização das empresas, importância dos “compliance programs” nas atividades empresariais, e impactos da globalização nos negócios, entre outros temas. 

“O curso é dirigido especialmente ao advogado, mas sem excluir as demais carreiras jurídicas, que buscam a sofisticação do seu exercício profissional, onde a docência e a pesquisa não são a primeira perspectiva formativa. Por isso, dentre as metodologias destacam-se o estudo de caso e a resolução de problemas, e uma forte aproximação com as empresas do Polo Tecnológico da Unisinos”, destaca o coordenador. 

Outro diferencial do curso será a possibilidade de realização de dois intercâmbios internacionais: um deles, para a Fardham University, de Nova Iorque, nos Estados Unidos; o outro, para a SKKUniversity, de Seoul, na Coreia do Sul, com as quais o novo Mestrado já nasce com parcerias para a realização de pesquisa e mobilidade de alunos e professores. “Em ambas as Instituições de Ensino Superior estrangeiras, a ênfase é a mesma do Mestrado Profissional em Direito da Unisinos”, finaliza o professor.

Para mais informações sobre o Mestrado Profissional em Direito da Unisinos, acesse a página do Programa de Pós-Graduação

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar