VII WINDEC aproxima profissionais da temática de segurança contra incêndio

A programação contou com palestras ministradas por professores, especialistas e fabricantes do setor

Crédito: Camila Kehl

Uma plateia atenta compareceu ao Anfiteatro Padre Werner nesta sexta-feira, 30/06, para ouvir as principais discussões acerca da temática de segurança contra incêndio. Realizado pelo Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – itt Performance, o tradicional Workshop de Segurança contra Incêndio no Desempenho das Edificações (WINDEC) entrou em sua sétima edição focado nos profissionais da cadeia construtiva. A programação contou com palestras ministradas por professores, especialistas e fabricantes do setor.

Promover a conexão do conhecimento acadêmico com a realidade do mercado é uma das marcas do evento, que abordou aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras, a especificação de materiais e a legislação vigente. Para o coordenador do itt Performance, Roberto Christ, o WINDEC é uma oportunidade de aprofundar conceitos e práticas. “Os profissionais entram em contato com o que há de mais novo na área de segurança contra incêndio, atualizando conhecimentos para aplicá-los de forma assertiva em seus projetos”, explicou. O coordenador ainda destacou o papel do Instituto, que tem reconhecida relevância na pesquisa e ineditismo em ensaios, além de possuir um dos laboratórios mais equipados do Brasil para avaliação em segurança contra incêndio. 

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, ressaltou o impacto do WINDEC, que em sete edições, mais de 3 mil pessoas compareceram às atividades. “Nesse período, aperfeiçoamos nosso compromisso de atender às demandas da sociedade, gerando impacto positivo. As contribuições sobre a temática de segurança contra incêndio auxiliam na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, comentou sobre a importância dos profissionais buscarem qualificação. “Esse interesse na área coloca o Rio Grande do Sul como referência nacional em segurança contra incêndio. A Unisinos faz parte da solidificação dessa posição ao promover a pesquisa e espaços de discussão como esse”, pontuou. O coronel Estêvam também participou da mesa-redonda “Desafios das construtoras para alcance e especificação da segurança contra incêndio”.

Além da intensa programação de palestras, painéis e mesas-redondas do primeiro dia, o evento também vai oferecer demonstrações práticas para os participantes. No sábado, 01, acontece uma oficina prática de selagens resistentes ao fogo. Na atividade, serão apresentados materiais e técnicas de instalação.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar