Do Vida com Arte para a Banda do Exército

Crédito: Arquivo Vida com Arte

“O Vida com Arte foi determinante, pois foi onde tive toda minha base de aprendizado musical, além de ter sido uma rica fonte de experiências musicais e de vida”, fala Claiton y Castro da Silva ao destacar a importância do projeto social da Unisinos em sua aprovação no concurso para a Banda do Exército de São Leopoldo, como percussionista. Aprovado na primeira colocação, o jovem iniciará em março essa nova trajetória profissional.

Crédito: Douglas Gutjahr

Claiton participou do Vida com Arte desde o início, quando ainda era aluno do ensino fundamental da EMEF Santa Marta, em 2009. Foi no projeto social que ele teve os primeiros contatos com os instrumentos de percussão. “O Claiton sempre foi um aluno muito atencioso e dedicado. Nos muitos anos de projeto, quase nunca faltou e sempre levou muito a sério tudo o que foi lhe proposto em aula. Foi um dos primeiros alunos que leu partitura com qualidade e o primeiro aluno que arranjou uma música”, destaca Douglas Gutjahr, professor de percussão do Vida com Arte.

O jovem percussionista lembra das aulas com muito carinho. “As aulas eram em grupo e sempre fomos incentivados a nos desafiarmos, explorar nossas habilidades e aprendizados. Desde o princípio sempre gostei de estar com os meus colegas e amigos, fazendo música e compartilhando momentos inesquecíveis”, recorda Claiton.

Crédito: Arquivo Vida com Arte

Hoje, ele ainda participa de eventos com o Vida com Arte como convidado, já que ultrapassou a idade de pertencer ao projeto, mas os frutos colhidos durante esse período foram de extrema importância para a sua carreira, como quando participou do Festival Internacional SESC de Música e, também, nas vezes que tocou com o Douglas na Orquestra Unisinos e na Orquestra Sinfônica da UCS como músico convidado. “Sempre foi muito competente e responsável”, exalta o professor.

Crédito: Arquivo Vida com Arte

Para o concurso, os ensinamentos adquiridos no Vida com Arte, como as aulas de teoria musical, prática com os instrumentos e canto, foram essenciais para a aprovação do jovem. “Foi o resultado de muito esforço, estudo e dedicação. Essa é a concretização de um trabalho de mais de metade da minha vida e também a realização de um sonho, uma oportunidade de viver da música, algo que amo fazer”, afirma Claiton. O professor Douglas também celebrou muito essa conquista. “Fiquei extremamente feliz e orgulhoso pela aprovação do Claiton, e também por sentir que todo o trabalho do Vida com Arte, que é realizado com muito carinho, cumpriu seu papel”, comemora.

Sobre o Vida com Arte

O projeto Vida com Arte – Inclusão através da Música proporciona para crianças e adolescentes do município de São Leopoldo o acesso à música como forma de inclusão social e conta com atividades de oficinas de musicalização, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo etc. Atualmente, o projeto social possui uma orquestra de cordas, um grupo de percussão e um grupo de musicalização, como resultado desse trabalho.