Direitos Humanos e Políticas Públicas: uma especialização completa

Camila Vencato Neumann conta a sua experiência ao cursar a pós-graduação pretendida. Inscrições para Especializações e MBAs estão abertas

Crédito: Getty Images

Ao concluir a graduação em direito, Camila Vencato Neumann sabia exatamente o que queria estudar em seguida. “Meu próximo passo seria fazer uma pós-graduação em direitos humanos, tendo em vista que essa sempre foi a minha área de interesse”, conta. Foi na Unisinos que a agente penitenciária encontrou o curso desejado: a Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas. “Uma pós que une a parte teórica dos direitos humanos com a prática das políticas públicas, eu imediatamente percebi que esse era o curso mais completo a ser feito. Nenhuma outra especialização conseguiu fazer essa união e demonstrar para o estudante que a teoria e a prática podem e devem andar juntas”, complementa.

Camila considera que os conhecimentos adquiridos na especialização são de extrema importância para a sua carreira profissional dentro do sistema prisional. “O ensinamento mais importante que trago comigo é enxergar e compreender as diferenças existentes entre os indivíduos, saber que cada um tem suas potencialidades e elas merecem ser destacadas”, destaca. Segundo a especialista em direitos humanos e políticas públicas, a pós-graduação é um dos melhores cursos de formação, levando em conta a estrutura e os profissionais qualificados da Unisinos. “Durante toda a Especialização foi possível tratar as demandas diretamente com as nossas coordenadoras, as quais estavam sempre disponíveis para nos ajudar e essa proximidade e foi essencial durante o segundo ano do curso, que ocorreu de forma online por estarmos em plena pandemia”, pontua.

Crédito: Arquivo Pessoal

Ao final da Especialização, surgiu a ideia de elaborar um livro com os artigos feitos durante a pós e Camila, junto com a colega Luciane Toss, foram as responsáveis em organizar a publicação A Transversalidade dos Direitos Humanos. “A ideia surgiu a partir do pensamento de que não poderíamos deixar arquivados nos nossos computadores os dois anos de estudo e prática que originaram tantos artigos incríveis, voltados para as mais diversas áreas dos Direitos Humanos”, conta. Ela ainda enfatiza que esses trabalhos precisam ser divulgados, vistos e lidos pelo público. “Precisamos falar e pensar em Direitos Humanos, então cabe a nós darmos essa visibilidade tão necessária, principalmente diante do atual cenário mundial e brasileiro”, ressalta.

Clique aqui para conferir o livro A Transversalidade dos Direitos Humanos.

Abaixo, você pode assistir a live de lançamento do livro.

Sobre a Especialização

A Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unisinos está voltada à complementação da formação técnico-profissional, almejando a qualificação do trabalho comprometido com os direitos humanos e com a garantia e a efetivação deles, no âmbito das políticas públicas. Visa contribuir com conhecimentos e ações que proporcionem a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática. “O curso tem como diferencial a discussão e problematização da temática dos direitos humanos atrelada às políticas públicas, trabalhando este tema tanto no contexto urbano como rural, na perspectiva da diversidade, com vistas à proteção social aos mais variados segmentos sociais em situação desigualdade social, discriminação, vulnerabilidade e risco sociais”, destaca uma das coordenadoras, Rosângela da Silva Almeida.

O aluno desenvolverá análises e argumentos com fundamento filosófico e visão crítica, capaz de atualizar reflexões para o contexto contemporâneo. Além disso, conseguirá avaliar programas e serviços das políticas públicas e sociais, propondo iniciativas originais adequadas a cada realidade social. “Construímos uma proposta de especialização em direitos humanos que fosse composta por um conjunto de conhecimentos resultantes de investigações e práticas multi e interdisciplinares, relacionando-as ao papel e à estrutura de respostas das políticas públicas a garantia desses direitos”, explica Rosângela.

Inscrições abertas

Se interessou na Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas? Para mais informações e realizar sua inscrição, clique aqui.

Para conhecer e se inscrever em outra Especialização ou MBA, acesse unisinos.br/pos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar