Direitos Humanos e Políticas Públicas
Local
Campus São Leopoldo
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
Nunca se falou tanto sobre Direitos Humanos quanto nos dias de hoje. Afinal, em plena era digital, é cada vez mais fácil acompanhar movimentos sociais, divulgar ações, participar de grupos de discussão e, inclusive, registrar violações dos Direitos Humanos.
A partir desse contexto, a Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas propõe um amplo debate e promove a problematização do tema com foco na diversidade e na proteção aos variados grupos em situação de desigualdade social, discriminação, vulnerabilidade e risco social.
O curso, no entanto, tem um diferencial importante: a análise dos Direitos Humanos de forma atrelada às políticas públicas. Assim, a especialização visa ampliar o conhecimento sobre a defesa e proteção social dos Direitos Humanos por meio da afirmação das políticas públicas de forma interdisciplinar.
Para contribuir na construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática, você irá desenvolver competências e habilidades necessárias para propor e aplicar projetos na esfera pública, nos campos governamentais, na sociedade civil, nos movimentos sociais, entre outros cenários.
Além disso, o corpo docente do curso se destaca pelo domínio e experiência reconhecida na área de Direitos Humanos e Políticas Públicas.
Para quem
Todos deveriam conhecer e defender os direitos básicos, portanto a formação na área se direciona a toda a sociedade. De forma mais direta, a especialização enriquecerá a atuação de profissionais como assistentes sociais, advogados, economistas, educadores populares, pedagogos, professores, psicólogos e sociólogos.
O curso também é voltado a profissionais de áreas como saúde, gestão, engenharia ambiental, indústria criativa e demais interessados no tema.
A qualificação profissional pós-curso
Ao longo do curso, você vai compreender os fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais dos Direitos Humanos para conseguir analisar, de forma crítica, as atuais demandas na área.
A partir disso, saberá identificar os principais mecanismos legais e institucionais de promoção e garantia dos Direitos Humanos para planejar, monitorar e avaliar políticas públicas.
Confira também:
Coordenação do Curso

Cleonice Silveira Rocha
E-mail: nice@unisinos.br

Rosângela da Silva Almeida
E-mail: rosangelasilvaa@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Direitos Humanos e Democracia no Brasil (36h)
Direitos Humanos, Questão Social, Políticas Públicas e Cidadania Global (36h)
Educação em Direitos Humanos (24h)
Direitos Humanos e Responsabilidade Socioambiental (24h)
Direitos Humanos na América Latina (24h)
Direitos Humanos e Políticas públicas em segurança (36h)
Direitos Humanos: Organizações e Sistemas Nacionais e Internacionais de Garantia de Direitos (24h)
Direitos Humanos e a Questão Agrária no Brasil (24h)
Direitos Humanos, Violências e Educação Para a Paz (24h)
Direitos Humanos, Justiça e Memória das Vítimas (24h)
Direitos Humanos e Diversidades (24h)
Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso (24h)
Políticas Públicas em Direitos Humanos: planejamento, monitoramento e avaliação (36h)
Trabalho de Conclusão de Curso
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno do Direitos Humanos e Políticas Públicas tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

André Luiz Olivier Da Silva
Professor da Escola de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. Professor dos Cursos de Graduação em Direito e Relações Internacionais da Unisinos. Doutor em Filosofia (2013); Mestre em Filosofia (2009); Licenciado e Bacharel em Filosofia (2007); Bacharel em Direito (2007) pela Unisinos. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Direito, centrando-se na relação entre Moral, Política e Direito. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: Hume, Empirismo; Kant; Hobbes, Contratualismo; Kelsen, Positivismo Jurídico; Direitos Humanos, Direitos Naturais, Direitos Morais, Fundamentação. É advogado.

Binô Mauirá Zwetsch
Graduação em Ciências Sociais (UFRGS), Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva (UFRGS) e Mestrado Antropologia Social (UFPEL). Professor convidado da Unisinos. Atualmente, Educador Social da Prefeitura de Novo Hamburgo. Consultor UNESCO no Ministério dos Direitos Humanos para a pauta da população em situação de rua (2014) e Assessor Técnico da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas do Ministério da Justiça (2015). Membro do Serviço de Paz (SERPAZ), do Movimento Nacional de Direitos Humanos e apoiador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Cleonice Silveira Rocha
Doutora em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015). Mestre em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Especialista em Gestão de Pessoas (1995) e Graduada em Serviço Social (1993) pela UNISINOS. Atualmente é professora na Graduação e Latto Senso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência acadêmica nas áreas de Serviço Social e Administração. No Latto atua como professora nos cursos de especialização em Direitos Humanos e Políticas Publicas, Engenharia e Segurança do Trabalho e Educação Inclusiva. Coordena o curso de Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unisinos. Participo como pesquisadora associada dos Projetos de Pesquisa: Políticas e práticas curriculares e organizacionais em escolas públicas na perspectiva da justiça social; Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS e do Projeto Políticas de Assistência ao Estudante de Graduação: contribuição para uma gestão voltada à permanência e conclusão da formação acadêmica. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais para educação superior, evasão, Inclusão e diversidade e Assistência Estudantil. Atualmente atua conselho cientifico da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE)

Gustavo André Olsson
Mestre e Doutor em Direito. Advogado e sócio de Proppe & Olsson Advogados. Professor. Ex-assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

João Paulo Reis Costa
Doutor em Desenvolvimento Regional/ UNISC (2019). Mestre em Desenvolvimento Regional /UNISC (2012). Especialista em História do Brasil/ UNISC (2007). Graduado em História Licenciatura/ UNISC (2006).

Lauren Lewis Xerxenevsky
Graduada em Ciências Econômicas, Mestre em Economia do Desenvolvimento. Doutoranda em Políticas Públicas. Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nos temas de planejamento público, captação de recursos e preparação de projetos e avaliação de políticas públicas e programas governamentais. É atualmente diretora da Red Internacional de Evaluación de Políticas Públicas.

Marcos Flávio Rolim
Doutor e mestre em Sociologia, especialista em Segurança Pública, com graduação em Jornalismo. Coordena a Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do RS e integra o Conselho Administrativo do Centro Internacional de Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH), órgão vinculado à UNESCO, sediado em Buenos Aires. Exerceu mandatos como vereador, deputado estadual e federal, tendo presidido as comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS e da Câmara dos Deputados.

Marilene Maia
Doutora em Serviço Social, professora do curso de Serviço Social, coordenadora do Observasinos/IHU. Participa do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Assistência Social.

Miriam Steffen Vieira
Doutora em Antropologia Social (2007), Mestre em História (1997) e Licenciada em História (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente II no PPG em Ciências Sociais e no PPG em História, Unisinos. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Atua principalmente nos seguintes temas: gênero e suas interseccionalidades; políticas públicas de gênero; violência de gênero; gênero, produção de legalidades e saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Sibitxi: Gênero, Direitos e Saúde em contextos africanos e latino-americanos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Patrícia Abel Balestrin
Doutora em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Educação pela UFRGS; graduada em Psicologia pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS desde 2013. Trabalha como psicóloga clínica em consultório particular desde 2002. Possui experiência em projetos sociais com crianças e adolescentes e em ações de formação de professores. Atualmente é coordenadora de projetos no Instituto Dakini - movimento e igualdade.

Rosângela Da Silva Almeida
Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social. Professora de graduação e especialização na Unisinos. Faz parte da equipe do Programa de Práticas Sociojurídicas e do Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas. Compõe a Rede Nacional de Educação em Direitos Humanos. Faz parte da equipe de construção da Cátedra UNESCO/UNISINOS: Educação para a cidadania global e justiça socioambietal. Escreveu o livro: O Superendividamento na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores: por um olhar para além do aparente.